Publicidade

Urussanga dá largada ao Projeto IntegraTur para fortalecer o turismo regional

Iniciativa envolve municípios da Amrec com metodologia desenvolvida pela Unesc

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Os trabalhos do Projeto IntegraTur iniciaram nesta sexta-feira, dia 3, em Urussanga. A iniciativa visa transformar o potencial turístico dos municípios da região carbonífera em desenvolvimento real e sustentável. O projeto é promovido pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), com metodologia desenvolvida pela Unesc e o apoio da Instância de Governança Encantos do Sul.

Urussanga integra a primeira rede de municípios contemplados pelo projeto, ao lado de Orleans, Lauro Müller e Treviso. “Urussanga tem um grande potencial, mas precisa da parceria dos demais para fortalecer o turismo regional. O IntegraTur vai ser fundamental para alavancar o setor. A soma da força da Amrec com a expertise da Unesc vai impulsionar o turismo e beneficiar toda a região”, declara a prefeita Stela de Agostin Talamini.

A primeira fase do projeto será focada no mapeamento de campo, com entrevistas para atualizar o diagnóstico da oferta turística e dos equipamentos de apoio no município. “Estamos iniciando com o mapeamento de toda a oferta turística e dos equipamentos de apoio nos municípios. A equipe técnica vai até os empreendimentos, conversa com os responsáveis e faz esse diagnóstico inicial. Depois, vamos ter o diagnóstico dos visitantes e entrar na fase de ações buscando aprimorar cada empreendimento turístico”, comenta a técnica do Projeto IntegraTur, Tayse Nicoladelli.

Além do mapeamento, o projeto prevê ações como capacitação de trabalhadores do setor turístico, incluindo motoristas de aplicativo, recepcionistas e profissionais da gastronomia, ampliando a qualificação dos serviços e a experiência dos visitantes. “O IntegraTur é uma oportunidade única de repensar e reorganizar o nosso turismo com base em dados concretos e planejamento estratégico. Estamos animados com esse processo e com tudo que ele pode gerar”, pontua a secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade