Urussanga foi escolhida para sediar, em 2026, a 12ª edição da Feira Regional de Matemática da Região Carbonífera, um dos mais importantes eventos científico-culturais voltados ao ensino da disciplina no Sul de Santa Catarina. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pela secretária de Educação do município, Andreza Cristina Bonetti, durante a XI feira que está sendo realizada em Balneário Rincão.
A feira reúne trabalhos de estudantes e professores da educação básica, superior e especial, tanto da rede pública quanto privada, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela matemática, promover a troca de experiências e divulgar conhecimentos de forma acessível. Neste ano, a edição está sendo realizada em Balneário Rincão, com organização da Coordenadoria Regional de Educação, prefeituras e instituições de ensino como a Unesc e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Para Andreza, a escolha de Urussanga como próxima anfitriã é motivo de orgulho e oportunidade de valorização do aprendizado. “Será extremamente importante, porque vivemos em um país onde a matemática muitas vezes é vista com pouca relevância, mas queremos reverter isso. A feira vai mostrar às nossas crianças que é possível aprender matemática de forma lúdica, respeitosa e motivadora”, destacou.
A secretária também externou a alegria da Administração Municipal com a definição, principalmente da prefeita Stela Talamini, que também é professora. “Estamos muito felizes, nossa educação e nossos alunos ganharão muito com este destaque”, completou Andreza.
Urussanga esteve representada em Balneário Rincão. O município levou três projetos para a etapa regional, envolvendo alunos do CEI Sérgio Teixeira, da EMV Rosalino De Nez e da EMP Ernesto César Mariot. Foram apresentados trabalhos da educação infantil, fundamental I e fundamental II.
Os trabalhos que estarão na Feira Estadual serão conhecidos ainda nesta quinta-feira.