Na última semana, o Centro Cultural Silvio Cechinel recebeu estudantes dos 3ºs anos da rede pública municipal de ensino de Morro da Fumaça para as apresentações do projeto Contos no Museu – “A Intenção da Argila”, de Marinelza Maccari. As encenações aconteceram nos dias 6 e 8 de agosto, reunindo o público infantil em uma experiência que integrou arte, memória e identidade fumacense. Baseada no poema “A Intenção da Argila”, de Idésio de Oliveira, a peça retrata a história de Morro da Fumaça a partir da vida de uma moradora local com o objetivo de aproximar os estudantes da história do município e promover o acesso à cultura de forma educativa.
O coordenador de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, Paulo Vitor Cechinel, ressaltou o impacto da iniciativa, especialmente pelo município ser a Capital Catarinense da Cerâmica Vermelha, título oficializado pela Lei nº 12.874 de 2004. “A arte é uma ferramenta poderosa de educação e preservação da identidade. Por meio dessa encenação, conseguimos despertar o interesse dos estudantes pela história da nossa cidade, promovendo uma conexão mais afetiva com o lugar onde vivem”.
A execução do projeto foi realizada com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, instituída pela Lei nº 14.399/2022, que visa incentivar ações culturais em todo o país.


