A chuva prevista para esta sexta-feira (17) no Sul de Santa Catarina acabou atrasando, mas deve chegar à região entre o final da manhã e o início da tarde, segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sonego. “Ela atrasou totalmente em relação à previsão inicial. Ia chegar em Criciúma por volta do meio-dia, mas ainda está no Planalto Médio do Rio Grande do Sul, entre Passo Fundo e Erechim”, explicou.
De acordo com Sonego, durante a madrugada já choveu no extremo oeste catarinense, com acumulados entre 10 e 20 milímetros, especialmente na região de Chapecó. “Aqui no Sul o dia começou com tempo bom e temperatura em torno de 17 °C, mas a chuva deve chegar ao longo do dia”, detalhou.
A previsão indica precipitação entre 10 e 15 milímetros nesta sexta-feira e volumes semelhantes no sábado (18). “Nada muito volumoso para o extremo sul do estado. A chuva mais forte deve ficar concentrada nas áreas mais altas”, observou o climatologista.
O sábado será de tempo chuvoso e ventos do quadrante sul, com rajadas que podem variar entre 50 e 60 km/h, principalmente entre o fim da manhã e o início da tarde. As temperaturas ficam mais amenas, com máximas próximas dos 22 °C.
No domingo (19), o tempo melhora. “Será um dia intercalado entre sol e nuvens, com possibilidade de alguns pingos isolados pela manhã, mas o predomínio é de tempo bom”, afirmou Sonego. A condição favorece a realização de eventos ao ar livre, como o Festival das Carnes Brancas, no Bairro da Juventude, em Criciúma.
Para o início da próxima semana, o meteorologista antecipa tempo firme em toda a região e temperaturas amenas, sem calor excessivo. “Esfria um pouquinho, mas nada de frio intenso. Só não esquenta muito nos próximos dias”, completou.





