O tempo firme e o calorão marcam a semana no Sul de Santa Catarina, mas a previsão indica mudança nas condições a partir de sexta-feira (13), com retorno da chuva e risco de temporais em toda a região. Segundo o climatologista Márcio Sônego, os próximos dias ainda serão de sol forte, céu aberto e temperaturas elevadas, favorecendo atividades ao ar livre e ida às praias, antes da instabilidade avançar.
A madrugada desta quarta-feira (11) foi abafada em grande parte do estado. Em cidades como Criciúma, a mínima ficou em 21 °C, enquanto Urussanga registrou 23 °C, Içara e Tubarão 22 °C, e áreas litorâneas, como Imbituba, chegaram a 25 °C. Na Serra, os termômetros variaram entre 12 °C e 17 °C.
Para esta quarta e quinta-feira, a tendência é de tempo bom e máximas entre 35 °C e 36 °C, repetindo o calor dos últimos dias. No período da tarde, não estão descartadas pancadas isoladas típicas de verão, entre o meio e o fim da tarde.
A mudança mais significativa ocorre na sexta-feira. O dia ainda começa quente, com máximas próximas de 33 °C até o meio-dia, mas a partir da tarde a chuva deve se espalhar por toda a região, com possibilidade de temporais e volumes mais expressivos. A instabilidade pode seguir durante a noite.
No sábado, o avanço de um vento sul mantém o tempo instável, com chuva a qualquer hora e temperaturas mais amenas, não passando dos 28 °C. Já o domingo apresenta melhora pela manhã, mas volta a ter risco de pancadas de chuva à tarde. Para segunda e terça-feira de Carnaval, a previsão indica períodos de sol pela manhã e possibilidade de chuva isolada no fim do dia.
De acordo com Sônego, os acumulados de sexta e sábado podem ultrapassar 20 milímetros, exigindo atenção redobrada de quem pretende viajar ou pegar estrada durante o período.





