A semana começa com tempo nublado e clima ameno na região. Segundo o climatologista Márcio Sonego, da Epagri, a madrugada desta segunda-feira (27) registrou chuva leve em diversos pontos da região, mas os volumes ficaram abaixo do esperado.
As maiores precipitações ocorreram em Içara, nas estações das localidades de Ilha, Beira e Sentim, que marcaram 12 milímetros nas últimas horas. Em Criciúma, a estação da Unesc registrou 1 milímetro, enquanto Urussanga, Jaguaruna, Tubarão e a Barragem do Rio São Bento tiveram cerca de 5 milímetros. Considerando a soma da chuva de ontem e hoje, Tubarão acumulou 20 milímetros, Içara 19 e Criciúma 7, volumes que ficaram bem abaixo da previsão inicial.
“O dia começa com garoa, e a tendência é de um tempo mais nublado. As chuvas durante o dia devem ser fracas, nada de excepcional. O sol, se aparecer, será por pouco tempo”, explicou Sonego.
As temperaturas nesta segunda não devem passar dos 21°C, com vento predominante de sul.
Na terça-feira (28), ainda há possibilidade de chuva fraca entre a manhã e a tarde, mas o sol pode aparecer timidamente. O dia segue fresco, com máximas de 20°C.
A quarta-feira (29) deve concentrar os maiores volumes de chuva da semana, podendo ultrapassar os 20 milímetros, com tempo fechado e temperaturas que não passam dos 18°C.
Na quinta-feira (30), o tempo continua nublado, com chance de chuvas ocasionais e fracas. A partir de sexta-feira (31), o tempo começa a melhorar gradativamente, com sábado ensolarado, mas o retorno da chuva é esperado no domingo à tarde e à noite.
De acordo com Sonego, não há expectativa de calor intenso nos próximos dias. As tardes devem registrar máximas entre 20°C e 22°C, e as noites ficam amenas, com mínimas entre 14°C e 15°C. O sol, segundo o climatologista, aparece pouco ao longo da semana.





