Alunos da Escola Olívio Recco, que participam do Programa Sanitarista Júnior, realizado pela Secretaria de Educação e Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) tiveram a oportunidade de ampliar o aprendizado em uma saída de campo até a Feira Agroponte, em Criciúma. O evento reúne agronegócio, agricultura familiar e exposição de animais e na ocasião os estudantes visitaram o espaço da agricultura do município fumacense, o stand da Amrec, e ainda prestigiaram os produtores rurais de Morro da Fumaça participantes da feira.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, presente no evento, acompanhou uma parte da atividade dos alunos. “Com o Projeto Sanitarista Júnior reforçamos nosso compromisso com a educação e com o fortalecimento do campo. Ver nossos alunos participando da feira e valorizando os produtores locais é sinal de que estamos construindo um futuro com mais conhecimento, responsabilidade ambiental e valorização da agricultura familiar”.
A coordenadora do Departamento de Agricultura do município, Patrícia Coral, explica que a visita ao evento é uma forma de ampliar os horizontes dos estudantes, conectando teoria e prática. “O Sanitarista Júnior, uma parceria de sucesso com a Cidasc, desperta o interesse dos jovens pela agricultura, incentivando o cuidado com o meio ambiente, a segurança alimentar e o orgulho pela produção rural. A experiência fortalece o vínculo dos alunos com o campo, valorizando a sucessão familiar e o papel essencial do agricultor na sociedade, como puderam ver durante a feira”, destaca. Os técnicos agrícolas da Cidasc, Antônio Nascimento de Oliveira e João Natalino Martins, também acompanharam a visita.