Entre os dias 8 e 26 de janeiro de 2026, os Vales da Uva Goethe, recebem a XVIII Vindima Goethe. O evento, realizado pela Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (Progoethe), celebra a colheita da uva, a herança dos imigrantes italianos e a identidade única dos vinhos Goethe, reconhecidos nacionalmente por sua Denominação de Origem (DO).
A Vindima Goethe é um convite para vivenciar essa história de forma sensorial e afetiva. A edição de 2026 será marcada pela conquista da Denominação de Origem Vales da Uva Goethe, selo que garante a procedência, a tipicidade e a qualidade dos vinhos, reforçando o vínculo entre produto, território e saber-fazer das famílias produtoras. O reconhecimento da DO pelo INPI em junho deste ano, posiciona a região como um dos principais polos de enoturismo do Sul do Brasil.
Segundo a presidente da ProGoethe, Patrícia Mazon, a Vindima vai muito além da celebração da colheita.
“A Vindima Goethe representa a união entre passado, presente e futuro. Cada taça carrega a história dos imigrantes italianos, o trabalho das famílias produtoras e o reconhecimento conquistado com a Denominação de Origem, que valoriza nosso território e projeta os Vales da Uva Goethe para o Brasil e o mundo,” destaca.
Em 2025, a Associação Progoethe celebra 20 anos de existência. Criada em 2005 para preservar, valorizar e promover a uva Goethe e seus vinhos, a entidade teve papel fundamental no processo de reconhecimento da Indicação Geográfica, conquistada após anos de estudos técnicos, organização dos produtores e comprovação do vínculo histórico entre o produto e o território.
“Hoje, duas décadas depois a associação, por meio dos produtores de uva e vinho Goethe, continua esse trabalho, e tem o compromisso de preservar a D.O mantendo a excelência dos produtos, a sustentabilidade e a preservação da identidade regional,” reforça a presidente.
Experiências nas vinícolas e eventos abertos ao público
A programação da Vindima Goethe 2026 reúne experiências como colheita simbólica, pisa das uvas, degustações harmonizadas, visitas às cantinas, cinema ao ar livre, exposições culturais e uma ampla oferta gastronômica, tudo em meio às colinas, vinhedos centenários e pequenas vinícolas familiares que preservam métodos artesanais de produção.
As atividades serão realizadas nas sete vinícolas associadas. Em Urussanga, a Vigna Mazon, Damian, Trevisol e Vinícola De Noni tem programação especial, assim como na Vinícola Quarezemin, localizada em Içara, na Bianco, em Orleans e em Nova Veneza, na Vinícola Borgo.
Além disso, no sábado, 17 de janeiro, a Prefeitura de Urussanga, em parceria com o Rotary Club de Urussanga e a EPAGRI, promove a Vindima do Parque – Safra 2026, uma atividade de colheita do parreiral de uva Goethe localizado no Parque Municipal, a partir das 9hs da manhã. O evento inclui vivência prática da colheita e momentos de integração comunitária, além de um almoço por adesão na sede do Rotary Club, ao meio-dia.
Na quinta, dia 22 de janeiro a partir das 18h30, será realizada a tradicional Missa em Honra a São Vicente na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, com a Benção das Mãos que colhem. Após a celebração, evento Vindima Per Tutti no salão paroquial, com música, gastronomia e vinhos Goethe. Os dois eventos são abertos ao público.
Sobre a Vindima 2026
A XVIII Vindima Goethe será realizada de 08 a 26 de janeiro de 2026, com programação especial nas vinícolas associadas a Progoethe: Vinícola Damian, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco, Vinícola Quarezemin e Vinícola Borgo.
São patrocinadores do evento: SETUR, Prefeitura de Urussanga, BRDE e Prefeitura de Nova Veneza. Apoiadores oficiais: Prefeituras de Orleans e Içara, SEBRAE/SC. Apoio institucional: Epagri e UNESC.
Texto: Amanda Souza – Innovazione ESG e Marketing







