Publicidade

Livro com análise sobre a música popular brasileira será lançado em Urussanga

Publicação de Clairton Rosado analisa a música popular brasileira como documento histórico e social

O pesquisador e doutor em Música Clairton Rosado lança, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o livro “Música Popular Brasileira – Uma breve história”. A obra propõe uma leitura da música popular brasileira como documento histórico, político e social, organizando a produção musical do país a partir de seus contextos culturais e das transformações que marcaram diferentes períodos da história nacional.

“A música popular não deve ser compreendida apenas como entretenimento. Ela registra disputas simbólicas, transformações sociais e processos de afirmação cultural. Por exemplo, ao analisarmos um gênero musical como o samba, a partir de seu contexto histórico e territorial, é possível perceber como a música atuou na construção da identidade nacional”, afirma Rosado.

O lançamento ocorre na quarta-feira (25), às 18h30, na Casa do Colono, em Urussanga, e na quinta-feira (26), às 15h, no Centro de Inovação Social Abadeus, em Criciúma. Os participantes dos encontros, que serão realizados em formato de bate-papo com o autor, receberão gratuitamente um exemplar do livro.

Ao longo dos capítulos, Rosado percorre as origens afro-diaspóricas da música popular brasileira e sua consolidação nos centros urbanos, relacionando a produção musical aos contextos históricos e culturais do país. A análise atravessa os principais movimentos musicais do século XX e avança até a produção contemporânea, conectando a música brasileira aos processos sociais, políticos e econômicos de cada período.

O livro tem edição em formato de bolso, em versão compacta e de fácil manuseio, com linguagem acessível. Através de dois QR Codes, o leitor poderá ampliar sua experiência ao acessar uma playlist de todos os exemplos musicais citados no texto, assim como, a uma versão em audiobook disponível no canal do autor no YouTube.

O projeto é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Trajetória acadêmica e atuação cultural do autor

Clairton Rosado é doutor em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisador e crítico musical, com estudos voltados à análise histórica e estética da música popular brasileira.

Entre 2021 e 2023, exerceu o cargo de diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma. Também foi professor tutor da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de atuar como parecerista de projetos culturais em âmbito nacional. É autor do livro Música, Breve História e desenvolve trabalhos em curadoria musical e direção artística.

Texto: Débora Pavanate

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade