A Paróquia São José, de Treze de Maio, promove neste fim de semana mais uma Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, reunindo fiéis e visitantes na comunidade de São João de Urussanga Baixa. O evento, que já é tradição e ponto de peregrinação na região Sul de Santa Catarina, celebra a padroeira do Brasil com uma programação religiosa e festiva que inicia na sexta-feira (11) e segue no sábado (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida.
A programação religiosa inicia na sexta-feira (11), às 19h, com missa na igreja da comunidade. No sábado (12), as celebrações começam cedo, às 8h, com missa presidida pelo bispo Dom Adilson na Colina de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, haverá missas às 9h com o padre Antônio (igreja), 10h30 com o padre Lino (colina) e 15h com o padre Matheus (colina).
Além das celebrações, a festa contará com uma feira municipal, oferecendo pães, geleias, biscoitos, licores, doces, artesanato, barracas de crepe e lanches, além de um almoço especial. No sábado à noite, a partir das 20h30, ocorre o tradicional Jantar Dançante com espeto corrido, animado pelo Grupo Pai e Filho. No domingo (12), a partir das 10h, será servido um almoço com churrasco, maionese e saladas.
História da Colina de Nossa Senhora

A Festa de Nossa Senhora Aparecida é uma das mais tradicionais da região e atrai milhares de fiéis todos os anos. A devoção à padroeira teve início em 1969, quando foi construída a primeira gruta a pedido da senhora Maria Cechinel Niero, com o apoio da comunidade e trabalho do pedreiro Hilário Soratto. Na década de 1990, para reafirmar a fé e cumprir uma promessa, a família Niero e moradores locais ergueram uma imagem monumental de Nossa Senhora Aparecida, com 13 metros de altura, considerada uma das maiores do país.
A escultura, obra do artista Afonso D. Pereira, da comunidade de Pindotiba (Orleans), foi iniciada em 1998 e inaugurada em 10 de outubro de 1999.
O monumento está localizado no alto da Colina da Comunidade de São João de Urussanga Baixa, ao sul do município de Treze de Maio, a 10 quilômetros da sede, com acesso fácil e vista privilegiada.
O evento, que une fé, cultura e tradição, promete novamente emocionar os devotos e visitantes que sobem a colina em peregrinação para homenagear Nossa Senhora Aparecida.
