O terroir único dos Vales da Uva Goethe, em Santa Catarina, segue conquistando reconhecimento nacional. Quatro vinícolas da região participaram da Brasil Wine Cup 2025, considerado o maior encontro de bebidas da América Latina, realizado em Florianópolis reuniu amostras e jurados de mais de 16 países.Todas as representantes da região retornaram com expressivas premiações que reforçam a identidade e a excelência da Indicação Geográfica.
A Vinícola Bianco, de Orleans, foi eleita a “Vinícola do Ano”, e conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Entre os prêmios, o rótulo Altezza Rosé recebeu o troféu “The Best of Show”, como um dos melhores vinhos do evento.
“Esses reconhecimentos coroam a trajetória da família Bianco, marcada pela dedicação ao cultivo das videiras, inovação e paixão pela arte de elaborar vinhos”, destaca Daniel Bianco.
Vinícolas De Noni e Quarezemin estreiam com medalhas
Participando pela primeira vez, a Vinícola De Noni, de Urussanga, foi premiada com ouro para o Goethe Seco Don Valdemar e bronze para o Goethe Demi-Sec Don Valdemar, ambos na categoria vinho branco.
Segundo Franklin De Noni, gerente-geral da vinícola, “é muito bom levar adiante o legado do pai, valorizando nossa vinícola e oferecendo qualidade aos nossos clientes”. Fundada em 2004 por Vandionei De Noni, nasceu do sonho de transformar a produção artesanal em marca própria.
Outra estreante no concurso, a Vinícola Quarezemin, de Içara, garantiu medalha de prata com o Merlot Tinto Seco Fino. Para Guilherme Quarezemin, a conquista reafirma a identidade da vinícola: “cada premiação reflete o cuidado, a paixão e o respeito pela nossa terra”.
Fundada em 2002, a vinícola preserva tradições italianas em sua arquitetura de pedra e em sua produção artesanal, de pequenas quantidades e uvas selecionadas.
Vinícola Trevisol garante quatro medalhas
Com uma história que remonta ao século XIX, a Vinícola Trevisol, de Urussanga também se destacou no concurso, conquistando ouro com o Cabernet Sauvignon, o Merlot e o Frisante Lúmino Gaseificado Branco Meio Seco Uva Goethe, além de bronze para o espumante Astro Brut e para o Rosé Goethe Microlote.
“É com grande alegria que recebemos a notícia das conquistas no Brasil Wine Cup, que confirmam a força dos Vales da Uva Goethe no cenário vitivinícola nacional e da nossa vinícola que é uma das mais antigas do estado”, ressaltou Gilmar Trevisol.
Sobre o Brasil Cup
Idealizado e organizado por mulheres, o concurso, que conta com o apoio do SEBRAE, se diferencia pela aplicação de ciência e tecnologia na avaliação dos rótulos. À frente da iniciativa está a cientista Amanda Reitenbach, fundadora do Brasil Cup, que é uma das primeiras pesquisadoras do ramo e lidera o desenvolvimento de softwares exclusivos baseados em inteligência artificial.
Além das etapas técnicas da competição, a programação incluiu painéis sobre inovação na indústria, oportunidades de networking e experiências exclusivas para os participantes.
Denominação de Origem
Os Vales da Uva Goethe são a primeira Indicação Geográfica de vinho de Santa Catarina, a conquistar a Denominação de Origem (DO). Reconhecimento que assegura a autenticidade, qualidade e tipicidade dos vinhos elaborados com a uva Goethe.
A D.O. garante que cada garrafa produzida na região carrega não apenas o sabor singular do terroir, mas também a história, a tradição e a identidade cultural de um território único no cenário vitivinícola nacional.






