Um homem de 52 anos foi resgatado pelo helicóptero do Saer/Samu na manhã desta segunda-feira (17), no Cânion Fortaleza, em Jacinto Machado. Ele teria sofrido um acidente durante uma descida de rapel e uma pedra teria se soltado e atingido seu joelho, causando ferimento lacerante e impedindo que ele caminhasse. Outros dois homens, de 46 e 56 anos, que ficaram junto da vítima, também foram içados pela aeronave.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, eles foram acionados pela Policia Militar de Jacinto Machado, relatando que dois homens teriam informado ser de um grupo que realizava trilha/canionismo no Cânion Fortaleza, na divisa de SC (Jacinto Machado) com o RS (Cambará do Sul) e que um dos integrantes do grupo teria sofrido um acidente durante uma descida de rapel.
O acidente teria ocorrido próximo à Pedra do Segredo, ponto de referência local. Como o grupo não possuía comunicação, os dois homens seguiram pela trilha até Jacinto Machado, em busca de ajuda. Segundo informações, o grupo era composto por 13 masculinos, todos maiores de idade, e teria iniciado a trilha/canionismo no sábado (15), por volta das 06 horas. O acidente teria ocorrido no domingo (16), por volta das 14h.
Após obtenção de informações mais precisas, foi solicitado apoio da equipe do Saer/Samu, para sobrevoo sobre o local. Foi montada uma equipe de bombeiros de Criciúma e Sombrio para buscas por terra, com duas viaturas de resgate, com apoio de condutores de aventura e canionismo do município de Praia Grande, que conheciam e operavam no local.
Nesta manhã, ao chegarem no local, no topo do Cânion Fortaleza (Cambará do Sul, RS), as equipes do CBMSC, do Saer e dos condutores se reuniram e definiram a estratégia de buscas, optando primeiro pelo reconhecimento da área, pela aeronave, nos pontos mais prováveis de onde o grupo estaria, com base nas informações coletadas.
Após alguns minutos de sobrevoo, o Saer reportou via rádio que havia encontrado o grupo e que tinha condições de realizar o resgate dos indivíduos por içamento com cabos, apenas com a própria tripulação da aeronave.
Ao realizar o primeiro contato com o grupo, foi informado que no local estavam apenas três indivíduos (um deles a vítima e outros dois, que não sofreram ferimentos. Os demais integrantes do grupo teriam seguido a trilha a pé, em direção à Jacinto Machado.
Desta forma, primeiro foi realizada a remoção da vítima para um local seguro onde era possível o pouso da aeronave e atendimento. Na sequência, foi realizada a remoção, também por içamento, dos outros dois indivíduos, deixando-os na área onde a equipe do CBMSC e dos condutores se encontravam.
Após a estabilização da vítima, foi transportada pela aeronave para o Hospital São José, de Criciúma.
Os outros dois integrantes, que não possuíam quaisquer ferimentos, retornaram até o município de Cambará do Sul com uma equipe do ICMBio que chegou ao local posteriormente.





