A Polícia Militar de Urussanga identificou o homem flagrado em vídeo descartando um móvel na Praça Anita Garibaldi. As imagens, divulgadas pela própria PM nas redes sociais nesta segunda-feira (24), mostram o momento em que o objeto é deixado irregularmente no espaço público (assista abaixo). Segundo o comandante da Polícia Militar em Urussanga, Capitão Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior, a ação foi motivada por um pedido da Prefeitura.
“Recebemos um pedido da Prefeitura para tentar identificar a pessoa que descartou o lixo. Fizemos o rastreamento e identificamos o autor e a placa do veículo. A partir disso, a Prefeitura deverá notificá-lo. Isso faz parte do programa de gestão de resíduos sólidos e também de ações para coibir o abandono de lixo em local impróprio”, afirmou o comandante.
A identificação reforça o alerta já feito pelo município de que câmeras de monitoramento e denúncias da comunidade serão usadas para localizar e responsabilizar quem descartar lixo irregularmente, medida que se torna cada vez mais necessária, diante da reincidência desse tipo de prática no Centro da cidade.
Na semana passada, moradores denunciaram novamente o depósito de sacos de lixo e caixas de papelão diretamente na calçada, em desacordo com as regras do programa “Urussanga Sustentável”. Mesmo após a retirada das lixeiras públicas ao redor da Praça Anita Garibaldi, algumas pessoas continuaram deixando resíduos no chão. As imagens circularam nas redes sociais e geraram forte indignação.
A fiscalização da Prefeitura esteve nos locais apontados e confirmou que os envolvidos em descartes irregulares serão notificados e poderão ser multados. “Todos foram informados das novas regras. Quem insistir em descumprir será notificado e multado. Nosso objetivo é deixar a cidade limpa, mas precisamos da colaboração de todos”, afirmou o diretor de Indústria e Comércio, Leonardo Felippe.
O município reforça que o programa “Urussanga Sustentável”, em fase de implantação, prevê:
- Retirada e substituição das lixeiras públicas no entorno da praça até 28 de novembro;
- Instalação obrigatória de lixeiras próprias por moradores e comerciantes;
- Depósito do lixo apenas na noite anterior à coleta;
- Proibição de descarte doméstico em lixeiras públicas.
Com a identificação do autor do descarte do móvel e a iminente notificação, a Prefeitura sinaliza que deve intensificar as punições a partir de agora. “Manter Urussanga limpa é compromisso de todos. A Prefeitura faz a sua parte, mas cada morador também precisa fazer a sua”, reforçou a administração municipal.





