Um vídeo que circula nas redes sociais chamou a atenção ao registrar jovens no teto e no capô de um veículo em movimento. As imagens foram gravadas na noite do último domingo (31), na Rua João Bianchini, bairro Bela Vista, em Braço do Norte.
Embora o flagrante não tenha ocorrido em uma rodovia estadual, o Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) analisou o caso e destacou possíveis enquadramentos legais com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT).
Segundo a corporação, o condutor pode responder por infração ao artigo 175 do CTB, que trata do uso do veículo para exibição ou manobra perigosa, como arrancada brusca ou arrastamento de pneus. Também pode ser enquadrado no artigo 235, que proíbe o transporte de pessoas nas partes externas do veículo.
Além disso, a PMRv ressaltou que a conduta pode configurar crime de trânsito, previsto no artigo 308 do CTB — participar de disputa, corrida ou exibição de manobra em via pública, colocando em risco a segurança própria e de terceiros. As penas incluem detenção, multa e suspensão do direito de dirigir.