A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina aproveitou um tema popular nas redes sociais, os chamados “bebês reborn”, para levar à população uma mensagem educativa sobre o transporte correto de crianças em veículos. Em um vídeo (assista abaixo) publicado nas redes sociais da corporação, o personagem central é um boneco hiper-realista, utilizado para explicar, de forma leve e informativa, as regras de segurança previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
“Será que você sabe a diferença entre transportar um bebê reborn e uma criança de verdade?” é a pergunta que abre o vídeo. A partir daí, o material esclarece, passo a passo, quais são as formas corretas de transportar crianças de acordo com a idade, peso e altura, desde o bebê conforto voltado para trás, até o uso do assento de elevação e do cinto de três pontos.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
Além de informar que crianças com mais de 10 anos e altura superior a 1,45m já podem ser transportadas no banco dianteiro com cinto de segurança, o vídeo também brinca com o uso do bebê reborn, dizendo que “pode ser levado até no porta-malas”, reforçando que, por se tratar de um objeto, não está sujeito às normas. A piada, no entanto, dá espaço a uma mensagem séria: “Transporte crianças com segurança. Essas dicas salvam vidas”.
A iniciativa da PM foi elogiada por internautas, que destacaram a forma criativa e acessível de levar orientações importantes ao público. A ação reforça o papel da Polícia Militar Rodoviária não apenas na fiscalização, mas também na educação para o trânsito, especialmente no cuidado com os pequenos passageiros.