Publicidade

SC vai abrir mais de 2 mil vagas temporárias na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Editais devem ser lançados ainda em 2025 e contratos podem durar até oito anos

Santa Catarina deve lançar ainda em 2025 dois editais de processo seletivo para a contratação de pelo menos 2.160 militares temporários para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. O novo modelo de seleção prevê contratos com duração de até oito anos e tem como objetivo reduzir o déficit de efetivo nas corporações.

A iniciativa está prevista na legislação que instituiu o Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET), aprovada em julho deste ano. A forma de contratação é semelhante à utilizada pelas Forças Armadas e não substitui a realização de concursos públicos para o ingresso de militares efetivos, conforme destacou o governo do Estado.

Segundo a previsão, serão ofertadas 1.500 vagas para a Polícia Militar e 660 para o Corpo de Bombeiros. Cada corporação ficará responsável pela organização do processo seletivo simplificado, de acordo com suas necessidades operacionais.

Os militares temporários terão vínculo por tempo determinado e estarão vinculados ao regime de previdência do INSS. Diferentemente dos efetivos, eles não poderão atuar no policiamento ostensivo em viaturas, motocicletas ou cavalos, nem em setores de inteligência, planejamento, estratégia ou organização de operações.

O processo de seleção contará com avaliações teóricas, físicas e psicológicas, além de curso de formação. Entre os requisitos para participar estão ter nacionalidade brasileira, idade entre 18 e 40 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade