A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a operação Queda da Torre, voltada ao combate às lideranças estaduais de uma facção criminosa catarinense. A ação é coordenada pela Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Itajaí. Mais de 160 policiais foram mobilizados na operação.
Ao todo, foram cumpridas 36 ordens judiciais, sendo 28 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão preventiva. As diligências ocorreram simultaneamente em 13 municípios de três estados: Santa Catarina, Paraná e Alagoas. As cidades onde a operação foi realizada são: Criciúma, Florianópolis, São José, Palhoça, Guatambu, Joinville, Blumenau, Indaial, Itajaí e Camboriú (SC); Cascavel (PR); e Arapiraca e Marechal Deodoro (AL). As informações são do Portal NDMais.
📲 Receba as principais notícias de Urussanga e região no seu WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, a investigação identificou os principais integrantes de um suposto conselho da facção, responsável por tomar decisões estratégicas e repassar ordens a criminosos em todo o estado.
Três advogados também foram identificados como suspeitos de atuar como mensageiros entre detentos e comparsas em liberdade. Um deles teria sido “batizado” na facção e estaria envolvido com atividades financeiras e guarda de armamento do grupo.
A operação contou com apoio de unidades da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, de diversas Delegacias Regionais, da Coordenadoria de Operações com Cães, da Coordenadoria de Operações Especiais, do SAER Sul, além de equipes da Polícia Penal de Santa Catarina e das Polícias Civis do Paraná e de Alagoas.