O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Urussanga, que há 35 anos atende a comunidade local e municípios vizinhos, está passando por uma reforma significativa. A obra contempla 750 metros quadrados e soma um investimento de R$ 1,7 milhão, custeado por tributos estaduais do Serviço de Segurança Contra Incêndio do CBMSC, emenda parlamentar do deputado estadual Jessé Lopes e aporte direto do Governo do Estado.
Atualmente, os trabalhos estão na fase de acabamentos, com instalação de pisos, elétrica e pintura. Segundo o comandante local, sargento Dione Elisandro Matos, a expectativa é que a entrega aconteça em janeiro de 2026.
“Estamos finalizando a parte de estrutura e ingressando na fase de acabamentos, instalação de pisos, elétrica e pintura”, explicou. Durante o período das obras, o atendimento emergencial e administrativo ocorre provisoriamente na Rodovia Genésio Mazon, KM 1, bairro Estação.

Além de Urussanga, outras cidades da região também recebem investimentos. Em Criciúma, está em andamento a construção do novo quartel do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com aproximadamente 3,3 mil metros quadrados. A obra, iniciada em 2022, deve ser concluída no início de 2026, com investimento de cerca de R\$ 12 milhões. A unidade abrigará tanto os serviços emergenciais quanto administrativos e seguirá localizada na Rua Dolário dos Santos, onde a corporação atua há cinco décadas. Enquanto isso, o batalhão opera provisoriamente na Rua General Osório, bairro Santa Bárbara.

No Distrito do Rio Maina, em Criciúma, o CBMSC deve inaugurar em breve um Posto Avançado. A nova unidade contará com 300 m² e representa um investimento de R\$ 700 mil. O espaço já recebeu reformas e está em execução a construção da garagem das viaturas. O posto terá um caminhão de combate a incêndio, uma viatura de Auto Socorro de Urgência (ASU) e uma caminhonete, funcionando como extensão do quartel principal para agilizar o tempo resposta na região.

Já em Cocal do Sul, a comunidade aguarda o primeiro quartel do Corpo de Bombeiros Militar, com previsão de entrega para setembro deste ano. Localizada na Rua Ambrósio Dalló, no bairro Boa Vista, a nova sede contará com mais de 660 m² de área construída e investimento de mais de R\$ 2 milhões. A instalação atenderá uma demanda antiga da cidade, atualmente suprida pelos quartéis de Urussanga e Criciúma.

Nova Identidade Visual
Paralelamente às obras, o CBMSC está implementando uma nova identidade visual em todas as unidades do Estado. A tradicional cor amarela está sendo substituída pelo cinza crômio, que oferece maior resistência às intempéries e gera economia em manutenção. A projeção é que a mudança proporcione uma economia superior a R\$ 39 milhões em duas décadas. A meta é que todos os quartéis estejam revitalizados até setembro de 2026, quando a corporação celebra seu centenário.

Texto: Edna Savi/CBMSC