Publicidade

Novo quartel do Corpo de Bombeiros de Urussanga deve ser entregue em janeiro de 2026

Quartel de Urussanga passa por reforma histórica em pacote de obras do Corpo de Bombeiros Militar

Fotos: Divulgação CBMSC
Fotos: Divulgação CBMSC

O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Urussanga, que há 35 anos atende a comunidade local e municípios vizinhos, está passando por uma reforma significativa. A obra contempla 750 metros quadrados e soma um investimento de R$ 1,7 milhão, custeado por tributos estaduais do Serviço de Segurança Contra Incêndio do CBMSC, emenda parlamentar do deputado estadual Jessé Lopes e aporte direto do Governo do Estado.

Atualmente, os trabalhos estão na fase de acabamentos, com instalação de pisos, elétrica e pintura. Segundo o comandante local, sargento Dione Elisandro Matos, a expectativa é que a entrega aconteça em janeiro de 2026.

“Estamos finalizando a parte de estrutura e ingressando na fase de acabamentos, instalação de pisos, elétrica e pintura”, explicou. Durante o período das obras, o atendimento emergencial e administrativo ocorre provisoriamente na Rodovia Genésio Mazon, KM 1, bairro Estação.

Quartel de Urussanga em obras

Além de Urussanga, outras cidades da região também recebem investimentos. Em Criciúma, está em andamento a construção do novo quartel do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com aproximadamente 3,3 mil metros quadrados. A obra, iniciada em 2022, deve ser concluída no início de 2026, com investimento de cerca de R\$ 12 milhões. A unidade abrigará tanto os serviços emergenciais quanto administrativos e seguirá localizada na Rua Dolário dos Santos, onde a corporação atua há cinco décadas. Enquanto isso, o batalhão opera provisoriamente na Rua General Osório, bairro Santa Bárbara.

Quartel de Criciúma em obras

No Distrito do Rio Maina, em Criciúma, o CBMSC deve inaugurar em breve um Posto Avançado. A nova unidade contará com 300 m² e representa um investimento de R\$ 700 mil. O espaço já recebeu reformas e está em execução a construção da garagem das viaturas. O posto terá um caminhão de combate a incêndio, uma viatura de Auto Socorro de Urgência (ASU) e uma caminhonete, funcionando como extensão do quartel principal para agilizar o tempo resposta na região.

Obras no Posto avançado no Rio Maina

Já em Cocal do Sul, a comunidade aguarda o primeiro quartel do Corpo de Bombeiros Militar, com previsão de entrega para setembro deste ano. Localizada na Rua Ambrósio Dalló, no bairro Boa Vista, a nova sede contará com mais de 660 m² de área construída e investimento de mais de R\$ 2 milhões. A instalação atenderá uma demanda antiga da cidade, atualmente suprida pelos quartéis de Urussanga e Criciúma.

Quartel de Cocal do Sul em Obras

Nova Identidade Visual

Paralelamente às obras, o CBMSC está implementando uma nova identidade visual em todas as unidades do Estado. A tradicional cor amarela está sendo substituída pelo cinza crômio, que oferece maior resistência às intempéries e gera economia em manutenção. A projeção é que a mudança proporcione uma economia superior a R\$ 39 milhões em duas décadas. A meta é que todos os quartéis estejam revitalizados até setembro de 2026, quando a corporação celebra seu centenário.

Quartel de Sombrio, que já está no novo padrão da identidade visual do CBMSC

Texto: Edna Savi/CBMSC

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade