A Polícia Militar resgatou mulheres mantidas em situação de cárcere privado e exploração em uma casa noturna na Rua Salésio Teixeira, no bairro Esplanada, em Içara. A ocorrência foi registrada na tarde dessa terça-feira (9), após denúncias de que vítimas estariam impedidas de deixar o local.
Ao chegar ao estabelecimento, a guarnição constatou que as mulheres eram aliciadas com falsas promessas de trabalho e, assim que chegavam, tinham a liberdade restrita sob justificativas de supostas dívidas impostas pelos responsáveis pelo local. As vítimas relataram que eram obrigadas a cumprir jornadas exaustivas, submetidas a diversas restrições e penalidades arbitrárias, como multas por comer no quarto, usar a geladeira ou desobedecer funcionários.
O ambiente apresentava condições insalubres, com claros indícios de exploração e coerção. Durante a ação, uma das vítimas, que havia conseguido fugir anteriormente, confirmou todos os relatos. Outras mulheres também foram encontradas no interior da casa noturna e imediatamente resgatadas.
No local, os policiais apreenderam cadernos com registros de dívidas, regras e multas, além de um simulacro de arma de fogo e uma soqueira/faca. Dois homens, entre eles o responsável pela administração do estabelecimento, foram presos em flagrante pelos crimes de redução à condição análoga à de escravo (art. 149 do Código Penal) e extorsão mediante sequestro (art. 159).
Os suspeitos e as vítimas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.




