Na madrugada dessa segunda-feira (6), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar realizou um parto emergencial dentro da ambulância ASU-563, durante atendimento pré-hospitalar em Criciúma.
A ocorrência foi registrada às 01h11, na Rua Elsa Cecília Dassoler Mendes, no bairro Mineira Nova. A paciente, uma mulher de 23 anos, encontrava-se consciente, orientada e com contrações a cada um minuto. Ela relatou que a bolsa amniótica havia rompido anteriormente. Na avaliação inicial, apresentava frequência cardíaca de 122 bpm, saturação periférica de oxigênio de 97% e temperatura corporal de 36,6°C.
A gestante informou que esta era sua quarta gravidez, sendo que os três partos anteriores foram normais. Diante da ausência de coroamento no momento da avaliação, foi iniciado o deslocamento para o Hospital Santa Catarina.
Porém, ao ser colocada na maca articulada dentro da ambulância, a gestante entrou em trabalho de parto ativo, culminando no nascimento da recém-nascida às 01h30, dentro do ASU-563. A bebê, do sexo feminino, foi chamada de Yhoranna.
Após os procedimentos de limpeza e cuidados iniciais, mãe e filha foram conduzidas ao Hospital Santa Catarina para avaliação e acompanhamento médico. O parto foi realizado pelos bombeiros Cb Santos, Cb Bruno e BC Ferreira.