Publicidade

Morro da Fumaça e mais quatro municípios se unem para combater furto de gado

Uma frente parlamentar intermunicipal será criada com o objetivo de reforçar o combate ao abigeato

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com participação ativa do município de Morro da Fumaça, foi definida nessa quarta-feira (30), na Câmara de Vereadores de Içara, a criação de uma frente parlamentar intermunicipal para o combate ao abigeato, furto de gado, que preocupa produtores rurais em toda a região Sul de Santa Catarina.

A articulação envolve representantes de Morro da Fumaça, Içara, Balneário Rincão e Criciúma, com apoio das polícias civil e militar, e de lideranças políticas. A proposta é atuar de forma coordenada para proteger as propriedades rurais e garantir segurança às famílias do campo.

Entre as medidas debatidas estão a instalação de câmeras de monitoramento em áreas estratégicas e a criação de um grupo de WhatsApp entre criadores de gado e a Polícia Militar, para agilizar denúncias e ações de resposta rápida.

O vereador Valdelir Da Rolt (PL), que liderou o requerimento da reunião, ressaltou a relevância da união regional. “Esse crime está tirando o sossego e o lucro das famílias do interior. É fundamental que os municípios vizinhos unam esforços para enfrentar esse problema com apoio técnico e político”, afirmou.

Da Rolt também destacou o apoio da deputada federal Geovania de Sá, que propôs emenda parlamentar para aquisição de câmeras de vigilância. A expectativa é que outros parlamentares também contribuam para o fortalecimento da iniciativa.

O presidente da Câmara de Içara, Duca Zata (PP), destacou o caráter produtivo da reunião, que contou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo da região. “A criação da frente parlamentar é um passo importante para reforçar a segurança no campo e coibir o avanço desse tipo de crime”, pontuou.

A frente parlamentar será formalizada nos próximos dias, com definição de ações prioritárias e articulação junto a lideranças políticas para viabilizar os recursos necessários à execução das medidas de segurança.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade