Na tarde desta segunda-feira (7), uma ocorrência de urgência mobilizou equipes da Polícia Civil e do SAMU em Siderópolis. Por volta das 13h, a aeronave da Polícia Civil, com a equipe do Serviço Aeropolicial (SAER) e profissionais da saúde do SAMU Aeromédico, foi acionada pela Central de Regulação de Urgência para prestar apoio à Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU local.
O chamado envolvia uma gestante de 22 anos, com 22 semanas de gestação, que havia iniciado fortes cólicas em sua residência. Durante o atendimento inicial pela USB, a paciente entrou em trabalho de parto prematuro e deu à luz um bebê com sinais de vida, mas que apresentava desconforto respiratório.
Com a chegada da equipe aeromédica, foi realizada a intubação orotraqueal do recém-nascido. Poucos minutos depois, o bebê sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi submetido a manobras de reanimação cardiopulmonar.
Após estabilização inicial, o recém-nascido foi levado de helicóptero ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. A mãe foi transportada por via terrestre, também para a mesma unidade hospitalar.
Segundo informações repassadas pelas equipes, tanto a mãe quanto o bebê seguem sob os cuidados da equipe médica especializada do hospital.