A guarnição da PM realizava rondas ostensivas no bairro Içarense, e Lauro Müller, na noite dessa quarta-feira (30), quando se deparou com um veículo circulando sem as luzes acesas, o que é uma infração de trânsito. O veículo, um GM/CLASSIC LIFE, foi sinalizado para parada com o uso da sirene e giroflex. No entanto, ao ser abordado, o motorista iniciou uma fuga em alta velocidade pelas ruas centrais da cidade, estendendo-se pelos bairros Sumaré, Morro da Palha, e finalizando na estrada geral do KM 107, onde o carro saiu da pista e colidiu com um barranco, ficando imobilizado.
Após o impacto, o condutor abandonou o veículo e fugiu a pé pelas margens do rio. A guarnição imediatamente iniciou o acompanhamento, mas o indivíduo se escondeu na mata. Diante da situação, foram solicitados reforços de várias guarnições, incluindo o Canil de Criciúma, a guarnição do Tático de Içara, e a Inteligência, além do uso do drone policial para auxiliar nas buscas.
Após horas de procura, o indivíduo foi localizado com o auxílio do sensor térmico do drone, a cerca de 200 metros do local do acidente, dentro do rio. O motorista foi identificado como sendo um homem, que aparentava estar visivelmente alterado e sob efeito de substâncias entorpecentes, além de ter confirmado o consumo de álcool.
O motivo da fuga foi alegado como sendo o fato de estar com a Carteira Nacional de Habilitação provisória e embriagado. Durante a fuga, o homem colidiu com dois veículos, um na rua Prefeito Flávio Righeto e outro
na rua 20 de Janeiro, no bairro Sumaré.
Devido à demora para localizar o suspeito, as vítimas dos acidentes foram orientadas a registrar a ocorrência de maneira online, o que foi feito, embora não tenha sido possível identificar os veículos e motoristas envolvidos.
Em meio à fuga, foi relatado que o suspeito jogou um objeto pela janela do veículo na rua Orleans, mas a busca realizada, inclusive com o apoio do Canil, não resultou em nenhuma apreensão.
Após ser encontrado e reconhecido, o homem foi preso em flagrante, algemado e conduzido à Central de Flagrantes de Criciúma, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. O veículo foi removido ao pátio conveniado e as infrações de trânsito pertinentes foram lavradas.
A ocorrência foi encerrada com a prisão do suspeito, que responderá pelos crimes de desobediência, resistência, direção perigosa, trafegar sob efeito de álcool e/ou drogas, além de causar dano material em dois acidentes de trânsito.