Policiais militares de Criciúma conseguiram salvar uma criança de 1,2 ano de engasgo na noite dessa quinta-feira (24). Quando os policiais encontraram a família, na Avenida Centenário, a criança estava com ausência de sinais vitais (ausência de respiração, não reação a estímulos verbais e físicos, lábios cianótico e ausência de consciência).
Depois da manobra de tapotagem e ventilação das vias aéreas, a criança tossiu e em seguida chorou. Ela foi encaminhada ao hospital e de acordo com a PM, passa bem. O pai contou aos policiais que o filho de afogou depois de tomar mamadeira e vomitado.
PM escutou no rádio que família precisava de ajuda
Por volta das 19h de quinta, uma guarnição da Polícia Militar escutou na rede rádio, a informação de que um veículo RENAULT/SANDERO estaria com uma criança deslocando ao Hospital Unimed em estado de Emergência. Uma guarnição policial visualizou o veículo, na Avenida Centenário e prontamente realizou bloqueio parcial do trânsito.
Os policiais de imediato fizeram o primeiro atendimento, sendo que a criança estava com ausência de sinais vitais. Após verificação, foi realizada manobra de tapotagem e ventilação para desobstrução das vias respiratórias, enquanto a criança e a mãe eram conduzidas com brevidade e segurança ao hospital.
Durante o percurso, a manobra de desobstrução surtiu efeito, e a criança de 1 ano e 2 meses tossiu e em seguida chorou, indicando que a via respiratória havia sido desobstruída, assim, tendo sua vida salva.
Chegando no Hospital a criança recebeu atendimento de urgência e passa bem.