A Câmara de Vereadores de Urussanga efetivou a criação da Comissão de Pessoas com Deficiência. De acordo com a vereadora Bruna Salvador (MDB), autora e presidente da comissão, e que também é PCD, o objetivo é promover discussões e debates sobre projetos pertinentes às pessoas que possuem deficiências, síndromes e autismo no município.
Ainda conforme a vereadora, apenas três siglas participam da comissão. “Os únicos partidos que demonstraram interesse e indicaram vereadores foram o MDB (eu como autora), PP (Lete e Zé Bis) e PSD (Teba). Eu vejo como uma grande perda para os demais partidos, já que é assunto de interesse social, não partidário”, destacou a vereadora.
O vereador Ivan Vieira (PL), rebateu e explicou sua não participação no projeto. “Minha decisão não teve motivação partidária, mas sim a impossibilidade de conciliar com meu trabalho na área de dependência química, onde encaminho em média três pessoas por semana para tratamento”. O vereador ainda destacou a importância do comprometimento real em projetos coletivos, justificando que não aceitaria participar apenas formalmente.
Números em Urussanga
De acordo com a vereadora Bruna, Urussanga possui atualmente mais de 350 pessoas com deficiência, e tantas outras com síndromes e autismo. “A população pode cobrar ações dos vereadores, em prol da causa. Há muito para ser feito. Campanhas educativas, reformas e projetos. E com certeza, estando na comissão ou não, precisaremos de apoio de todos”, concluiu a vereadora.