Publicidade

Urussanga aguarda estudo de déficit financeiro dos laboratórios para regularizar contratos

A Câmara de Vereadores aprovou aumento no repasse do município aos laboratórios, mas o estudo seria uma garantia jurídica, segundo a prefeita Stela

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

O Município de Urussanga está aguardando um estudo de déficit financeiro dos laboratórios de análises clínicas que deverão ser conveniados para atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi repassada pela prefeita Stela Dagostin Talamini, na manhã desta segunda-feira (28), em entrevista à Rádio Marconi. O contrato com os laboratórios encerrou no dia 28 de fevereiro e apenas um dos quatro laboratórios da cidade, manifestou interesse em continuar, os outros alegaram defasagem nos preços praticados.

“Os laboratórios tinham um contrato até o dia 28 de fevereiro. Precisávamos renovar esses contratos. Foi encaminhado ofício e apenas um veio renovar. Nesse meio tempo, no mês de março, encaminhamos para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para permitir aumento ou repasse a mais para os laboratórios. Porque, segundo eles, há algum tempo esse repasse não acontecia e estariam com os valores defasados. Então, foi encaminhado o projeto, que foi aprovado”, explicou a prefeita.

“A partir do momento que esse projeto foi aprovado, por uma orientação jurídica, a gente precisou pedir para os laboratórios que não tinham ainda renovado o contrato para que eles fizessem um estudo de déficit financeiro. E isso foi marcado uma data, me parece que agora é dia 30 de abril, para poder garantir, porque a prefeitura está repassando um aumento, que a princípio ficou em torno de 12%. É uma garantia jurídica necessária”, continuou.

Ainda de acordo com a prefeita, assim que o documento for apresentado, os contratos serão renovados. “Então faremos o convênio novamente com aqueles que quiserem e se algum não achar interessante, vida que segue”, argumentou. “Assim como eu falei do hospital, os laboratórios para nós são importantes. É importante Urussanga ter esse número de laboratórios, a gente consegue dar um atendimento melhor para as pessoas e não vai faltar da nossa parte a vontade e também condições para que isso aconteça”, destacou Stela Talamini, acrescentando que “houve esse problema no meio do caminho, a gente já está corrigindo e em breve eu acredito que todos eles vão estar atendendo como sempre fizeram. Esse é o nosso desejo e aos poucos, nós vamos organizando e seguindo as demandas que a população precisa”.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade