A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça manteve atendimentos durante o último fim de semana e o ponto facultativo de Carnaval, promovendo mutirão no Centro de Especialidades Médicas (CEM), realizando transporte de pacientes pelo programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e respondendo à demanda espontânea na Unidade de Saúde Central, entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2026, garantindo assistência à população e cuidado especializado. Ao todo, foram realizados 128 atendimentos, incluindo o mutirão no CEM no sábado, 14/02, atendimentos domiciliares, transporte de pacientes no sábado, segunda e terça-feira pelo TFD e atendimento na UBS Central.
Durante o período, 13 pacientes foram transportados para os municípios de Sombrio, Criciúma, Florianópolis e Praia Grande. Já na UBS Central e no CEM, foram contabilizados 111 atendimentos, com destaque para o mutirão realizado no sábado, que atendeu 50 pacientes nas especialidades de ginecologia e ortopedia, além de 25 exames de ultrassonografia. Também foram realizados 04 atendimentos domiciliares de nutrição parenteral, garantindo continuidade no cuidado de pacientes que necessitam de acompanhamento específico. Na segunda-feira, 16/02, foram realizados 36 atendimentos na Unidade de Saúde Central Perpétua Zeferino Martins.
A secretária de saúde fumacense, Lucelane de Souza Antunes, reforça que a organização das equipes permitiu manter a assistência mesmo durante o feriado prolongado. “Mesmo sendo fim de semana e ponto facultativo, nossa prioridade é garantir que a população continue assistida. Mantivemos o transporte para Tratamento Fora de Domicílio, os atendimentos por demanda espontânea na Unidade Central na segunda-feira e o acompanhamento domiciliar, assegurando continuidade e qualidade nos serviços de saúde”, destacou.





