Publicidade

Prefeitura de Urussanga se manifesta sobre possível renúncia da direção do Hospital N. Sra da Conceição

Caso confirme a renúncia coletiva da diretoria, a prefeitura disse que se disponibiliza a dialogar com outros Institutos de Saúde para administrar o hospital

Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga - Foto: Divulgação
Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Urussanga encaminhou nota sobre a possível renúncia coletiva da diretoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que alegou falta de garantia de aporte financeiro por parte do município. A manifestação da diretoria foi divulgada pela Rádio Marconi, nessa quinta-feira (24). Segundo informado pelos membros, a renúncia coletiva poderia acontecer em um prazo de 30 dias, caso não houvesse confirmação do repasse dos recursos.

Em nota o Município esclarece que tem cumprido rigorosamente o repasse mensal de R$ 200 mil ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) através de convênio, totalizando R$ 2,4 milhões em 2025, para garantir o plantão médico de emergência 24 horas. Além disso, a prefeitura afirma que realiza compras de serviços com o hospital e que articulou junto ao estado o envio de R$ 1,5 milhão para o pronto-socorro.

Sobre o pedido da diretoria do HNSC de aumento no repasse e pagamento do 13º, a prefeitura informou que não será possível este ano devido a limitações orçamentárias. Caso a diretoria renuncie e não haja outra chapa, o município se dispõe a dialogar com outros institutos de saúde para garantir a continuidade dos serviços.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito das notícias de possível renúncia da diretoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Urussanga, alegando falta de aporte financeiro pela Prefeitura, o Governo Municipal esclarece que:

O município de Urussanga tem cumprido rigorosamente com o auxílio financeiro ao Hospital. Por meio do convênio nº 001/2025, firmado com o Fundo Municipal de Saúde, mensalmente é repassado o valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) à instituição. Este convênio prevê o repasse de 12 parcelas, de janeiro a dezembro de 2025, totalizando R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais) ao longo do ano.

O valor disponibilizado por mês ao Hospital, que pertence a uma fundação de direito privado com interesse público, visa garantir o funcionamento diário do serviço de plantão médico de emergência, com atendimento 24 horas à população de Urussanga.

Além do auxílio fixo por mês, a Prefeitura de Urussanga também realiza compras de serviços com o Hospital. E recentemente, por articulação da prefeita Stela Dagostin Talamini, conseguiu junto ao Governo do Estado, o encaminhamento de R$ 1,5 milhão (um milhão e quinhentos mil reais) para viabilizar o pronto-socorro.

Em reunião realizada no início do ano, a direção do HNSC solicitou um aumento no valor do repasse mensal para R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e mais o pagamento de 13º da Instituição. A Administração Municipal, prezando pela responsabilidade fiscal, informou que qualquer aumento de valor depende de dotação orçamentária (realizada no ano anterior). Conforme análise financeira, este ano não será possível aumentar o valor do repasse mensal por limite do orçamento vigente.

Se por ventura a atual diretoria decidir renunciar, e não houver inscrição de chapa com uma nova equipe interessada em conduzir os trabalhos, o Governo Municipal de Urussanga se coloca à disposição para abrir o diálogo com outros Institutos de Saúde para administrar o Hospital e garantir a continuidade dos serviços prestados.

O município de Urussanga segue comprometido com o repasse financeiro de auxílio mensal ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, mas espera, em contrapartida, melhorias nos atendimentos realizados à população.

Governo Municipal de Urussanga

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade