Em Urussanga, a campanha Outubro Rosa será marcada por uma série de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, com foco na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A programação inclui atendimentos em horário estendido nas unidades de saúde, uma grande mobilização no Dia “D” e atividades ao ar livre na Praça Anita Garibaldi.
Segundo a secretária de Saúde, Camila Martins, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e estimular o autocuidado. “Nosso objetivo é facilitar o acesso das mulheres aos atendimentos, inclusive fora do horário comercial, e fortalecer o cuidado integral. Prevenir é um ato de amor consigo mesma”, destaca.
Nas terças-feiras, o atendimento será ampliado das 17 às 20 horas nas unidades de Santana, Estação, Centro 1 e Nova Itália. E nas quartas-feiras, o atendimento será nas unidades do Centro 2, Barro Preto, Rio América, Bom Jesus e Bela Vista também das 17 às 20 horas. Entre os serviços oferecidos estão coletas de exame preventivo (Papanicolau), exame clínico das mamas com encaminhamento para mamografia, vacinação, consultas médicas e odontológicas.
Sábado Rosa
A campanha Outubro Rosa também vai contar com uma ação especial na Praça Anita Garibaldi. No dia 11 de outubro, será realizado o Sábado Rosa, das 8h30 às 11h30, com atividades voltadas ao bem-estar e à promoção da saúde da mulher. A programação inclui aulas de ritmos e a presença da equipe da Saúde com uma tenda de atendimentos com orientações sobre cuidados das mulheres e disponibilidade de aferição de pressão arterial.
Dia “D”
E no sábado, dia 18 de outubro, acontece a grande mobilização do Dia “D” da Multivacinação e da Saúde da Mulher. Todas as unidades vão estar abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, para a campanha de multivacinação com atualização da caderneta de vacinas, e também para auxiliar as mulheres. “Que todas as mulheres possam aproveitar esse mês para colocar os exames em dia e reforçar os cuidados que fazem a diferença na prevenção”, pontua Camila.