A direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga esteve em Florianópolis para reunião com o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi Silva, nessa terça-feira (29). O encontro teve como principal pauta a mudança do hospital de porte 2 para porte 3, uma alteração solicitada há algum tempo ao Estado. Além do diretor do hospital, Agostinho Vendramini, também participaram da reunião a prefeita Stela Talamini, o deputado estadual Zé Milton Scheffer e os vereadores Lete Vieira, Terezinha Zanatta, Luan Varnier e José Carlos José e a secretária municipal de Saúde, Camila Martins.
A vereadora Lete Vieira avaliou a reunião como “ótima e produtiva”. Segundo ela, o hospital já reúne todos os requisitos para a elevação de porte, conforme comprovado pela direção do hospital, que apresentou a documentação detalhando os serviços prestados, como atendimentos, cirurgias, bucomaxilo e ortopedia. “É um hospital bem atuante, que contribui significativamente para o atendimento estadual”, afirmou.
Apesar do otimismo, a vereadora destacou que a mudança depende de recursos financeiros e da prioridade entre os hospitais que também pleiteiam o porte 3. O secretário Diogo Demarchi informou que são necessários cerca de R$ 80 milhões para essa etapa, mas garantiu que Urussanga está no cronograma para receber a atualização. Além disso, o hospital apresentou duas novas demandas que foram levadas ao secretário, que se comprometeu em dialogar com o governador para viabilizá-las.
A elevação para porte 3 possibilitará a ampliação dos serviços hospitalares em Urussanga, com mais atendimentos e recursos, fortalecendo a saúde pública local e regional. A medida é considerada um passo importante para garantir melhor estrutura e atendimento à população.