O atendimento terapêutico a crianças autistas foi suspenso temporariamente em Cocal do Sul, após o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISAMREC) solicitar o descredenciamento da clínica Neuro Ativar junto à prefeitura. A decisão afetou dezenas de crianças que dependem das terapias especializadas e motivou a organização de um protesto, marcado para o início desta sexta-feira (19), em frente à prefeitura.
De acordo com o CISAMREC, a suspensão ocorreu devido à identificação de um suposto conflito de interesse envolvendo a clínica, criada por pessoas ligadas à APAE, além de outros detalhes administrativos apontados pela instituição. A medida tem caráter de ajuste e adequação do atendimento especializado.
A Prefeitura de Cocal do Sul reforçou, em nota, que nenhuma criança com autismo ou outras necessidades especiais ficará sem assistência durante o período de reorganização dos serviços.
O município já iniciou o levantamento das crianças que eram atendidas e, em uma nova estrutura adaptada, realizará encaminhamentos provisórios para garantir a continuidade do tratamento.
Todas as despesas, incluindo transporte, serão custeadas pelo município até a conclusão do novo espaço.
