A Câmara de Vereadores de Cocal do Sul realizou a 30ª Sessão Ordinária de 2025. O encontro contou com a participação de oito parlamentares, que utilizaram a tribuna para tratar de temas como saúde, coleta de lixo, infraestrutura, educação, CPI e esporte, refletindo as demandas mais urgentes da comunidade.
Entre os destaques, o vereador Valdnei da Silva, o Chicão (PL), falou sobre as campanhas de conscientização do Setembro Amarelo e Setembro Verde, ressaltando a importância de políticas públicas para saúde mental, inclusão e doação de órgãos. Ele também informou sobre a ampliação da coleta de volumosos no município, agora realizada semanalmente às quintas-feiras, mediante agendamento.
A vereadora Glícia Pagnan (MDB) parabenizou a retomada da coleta de volumosos, mas cobrou melhorias na coleta regular no Centro da cidade. Também abordou o Setembro Amarelo e questionou o aumento de gratificações no Executivo, além de demonstrar preocupação com a implantação do Centro Especializado para crianças autistas, citando dificuldades para contratação de profissionais.
Já o vereador Vicervanio Bez Fontana, o Toco (MDB), chamou atenção para problemas de infraestrutura urbana e rural, como buracos em ruas e a necessidade de um pontilhão na Linha Espanhola. Ele anunciou a conquista de um trator agrícola e R$ 600 mil em implementos e cobrou avanços na saúde diante de atrasos em exames.
Na mesma linha, Marcelo Dalló (PP) destacou a criação de uma nova clínica voltada a pessoas atípicas, elogiou o mutirão da saúde e alertou para a necessidade de investimentos no abastecimento de água, diante do crescimento imobiliário da cidade.
A vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) explicou o funcionamento da CPI instaurada no Legislativo e chamou atenção para os altos gastos com a frota escolar em 2024, que chegaram a quase R$ 800 mil. Ela também abordou falhas na coleta de lixo e reforçou a importância do mutirão da saúde.
Já a vereadora Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha (PSD), celebrou os resultados da ação “limpa fila” na saúde, que em um mês possibilitou a realização de 5.300 procedimentos. Também destacou a participação de alunos na mostra científica da escola Padre Schuler.
O vereador Marcel Freitas (PSD) elogiou o voluntariado de entidades locais, destacou o projeto habitacional de 50 casas populares e melhorias no esporte e trânsito.
Por fim, Gilson Clemes (PL) relatou os entraves para liberação da SC-442 e parabenizou o atleta Hyago Antunes Rodrigues, medalhista de bronze no Campeonato Pan-Americano de Karatê, em Assunção, Paraguai, ressaltando a projeção internacional do esporte sul-cocalense.
A próxima sessão ordinária está marcada para terça-feira (9), às 19h.