Publicidade

Na Tribuna: vereadores de Urussanga discutem transporte universitário, saúde, obras e política nacional

Durante a 27ª Sessão Ordinária, temas como regularização fundiária, incentivo à saúde, riscos ambientais e críticas à gestão pública dominaram os discursos na tribuna

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

A 27ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Urussanga, realizada na noite de terça-feira (5) foi marcada por debates diversos na tribuna. Sete parlamentares fizeram uso da palavra para apresentar demandas, reivindicar soluções e prestar contas à população sobre ações e fiscalizações realizadas. Transporte universitário, saúde pública, obras paralisadas, riscos ambientais e o cenário político nacional foram alguns dos principais temas abordados.

O vereador Ivan Vieira cobrou soluções para os problemas enfrentados por universitários no transporte escolar, com destaque para atrasos frequentes e falta de segurança no trajeto. Também destacou a paralisação das obras do novo prédio do Corpo de Bombeiros e relatou os entraves burocráticos com empresas responsáveis. Segundo ele, a nova empresa contratada, Enjeton, promete retomar os trabalhos ainda esta semana.

A vereadora Rosemeri Aparecida Mafra da Silva reforçou as críticas ao transporte universitário, relatando superlotação e condições inadequadas. Denunciou ainda infiltrações em escolas e postos de saúde, além de um caso de cães soltos em uma propriedade no bairro Bel Recanto, colocando moradores em risco. Ela cobrou providências da prefeitura e lembrou a importância de priorizar saúde e educação.

Já a vereadora Izolete Duarte Vieira falou sobre o atraso no pagamento de incentivos a profissionais da saúde que já atingiram metas de desempenho. Ela também alertou para riscos ambientais no bairro da Estação, onde galhos de árvores caem no rio e podem causar enchentes. Por outro lado, elogiou ações pontuais da secretaria de Infraestrutura e celebrou o crédito adicional aprovado para a Liga Urussanguense de Desportos (LUD).

O vereador José Carlos José destacou a entrega da ordem de serviço para pavimentação de rua na Baixada Fluminense, viabilizada por emenda do senador Esperidião Amin. Relembrou sua atuação para garantir transporte gratuito a universitários e fez críticas ao cenário político nacional, apontando falta de harmonia entre os Poderes e riscos à democracia.

A vereadora Teresinha Zanatta comemorou a contratação de fonoaudiólogos para atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem, e a aprovação da construção da quadra coberta da Escola Rosalino de Nez. Também fez um alerta sobre o alto número de faltas em consultas médicas especializadas: foram 128 ausências somente no mês de julho.

Já o vereador Erotides Borges Filho alertou para os impactos das decisões federais na economia local, citando empresas ameaçadas de fechamento devido a sanções comerciais. Ele também criticou a polarização política, a falta de harmonia entre os Poderes e defendeu que a política volte a priorizar o bem comum.

Encerrando os discursos, o vereador Jaison Vieira destacou avanços na regularização fundiária com a entrega de documentos a sete famílias, e detalhou obras em andamento em diversos bairros. Ele também reforçou a urgência de melhorias no transporte universitário e defendeu maior controle sobre o sistema.

O vereador Luan Francisco Varnier não participou da sessão por motivos de saúde.

Para acompanhar a íntegra da 27ª Sessão Ordinária, o vídeo completo está disponível no canal da Câmara Municipal de Urussanga no YouTube: @camaradeurussanga. Mais informações também podem ser acessadas em camaraurussanga.sc.gov.br.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade