A Justiça Eleitoral estará em Jaguaruna entre esta terça-feira (21) e sexta-feira (24), das 13h30 às 17h30, com o programa “Justiça Eleitoral em Movimento”, oferecendo à população diversos serviços eleitorais diretamente no município. O atendimento será realizado na Câmara Municipal de Jaguaruna.
Durante o período, os cidadãos poderão resolver pendências eleitorais, realizar o alistamento (primeiro título), solicitar transferência de domicílio eleitoral ou efetuar a regularização cadastral.
O projeto, desenvolvido pela Justiça Eleitoral Catarinense, tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços eleitorais, especialmente nos municípios que não sediam cartórios eleitorais. A iniciativa prioriza as cidades com índices de coleta biométrica inferiores à média nacional, atualmente em 86,09%.
Na jurisdição da 33ª Zona Eleitoral de Tubarão, os municípios de Jaguaruna e Sangão apresentam os menores índices de cadastramento biométrico, com 70,78% do eleitorado já registrado. O município de Jaguaruna conta atualmente com 15.822 eleitores aptos, dos quais 11.206 já realizaram o cadastramento biométrico, o que representa 70,83% do eleitorado. A presença do programa em Jaguaruna tem como objetivo estimular os eleitores a regularizarem sua situação e contribuírem para ampliar esse percentual antes do prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Com os menores índices de cadastramento biométrico da região, Jaguaruna e Sangão estão entre as prioridades do programa “Justiça Eleitoral em Movimento”, que busca incentivar os eleitores a regularizarem sua situação e ampliar o número de cadastros antes do prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Além de aproximar os serviços da comunidade, o projeto também visa antecipar atividades do calendário eleitoral de 2026, promovendo atendimentos itinerantes e ações de divulgação que incentivem o comparecimento antecipado dos eleitores.
O prazo para realizar primeiro título, transferência de domicílio, atualização de dados ou regularização eleitoral encerra-se em 6 de maio de 2026.
O QUE LEVAR NO DIA DO ATENDIMENTO?
No dia do atendimento, o eleitor deverá apresentar um documento de identificação e um comprovante de residência ou de vínculo com o município.
DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO
– Carteira de identidade (RG);
– Certidão de nascimento;
– Certidão de casamento;
– Passaporte (novo modelo);
Ou outro documento oficial com validade legal.
Atenção 1: a carteira de motorista (CNH) não é aceita para o primeiro título (alistamento).
Atenção 2: pessoas do gênero masculino que solicitarem o primeiro título no ano em que completam 19 anos deverão apresentar também o comprovante de quitação militar.
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA OU DE VÍNCULO COM O MUNICÍPIO
Para votar em determinado município, é necessário comprovar residência ou vínculo com ele. Os vínculos aceitos são:
– Residencial: apresentação de qualquer comprovante de residência (conta de energia, água, gás, telefone, etc.);
– Familiar: comprovante de endereço de familiar que resida no município;
– Profissional: comprovante de vínculo de trabalho ou atividade exercida no município (contrato de trabalho, contracheque, entre outros);
– Comunitário: documento que comprove vínculo com a comunidade local (carteirinha de clube, declaração de participação em campeonato ou atividade comunitária);
– Afetivo: documento que comprove laço emocional com o município (comprovante de estudo em escola ou faculdade local, por exemplo).
Local do atendimento: Câmara Municipal de Jaguaruna
Data: 21 à 24 de outubro
Horário: das 13h30 às 17h30.





