Publicidade

(Vídeos) Ressaca avança sobre praias após rajadas de vento de mais de 80 km/h

No Balneário Esplanada a água do mar avançou sobre as ruas próximas e causou estragos

Foto e vídeos: Reprodução Redes Sociais
Foto e vídeos: Reprodução Redes Sociais

O ciclone extratropical que atua sobre o Sul do Brasil continua provocando efeitos no Litoral Sul de Santa Catarina. Entre a noite de segunda-feira (28) e a madrugada desta terça-feira (29), a ressaca atingiu diversas regiões costeiras, provocando alagamentos e avanço da água em áreas próximas à faixa de areia.

No Balneário Esplanada, em Jaguaruna, imagens mostram os estragos causados pela invasão da água em ruas próximas à beira-mar. “Nossa, foi pior que dá outra vez”, comenta uma moradora durante vídeo postado nas redes sociais.


Já no Farol de Santa Marta, em Laguna, o mar avançou até os galpões dos pescadores e chegou próximo às calçadas. Um vídeo postado pelo empresário e surfista Joao Baiuka, mostra o momento em que o mar avança e os pescadores retiram os barcos dos barracões para evitar estragos.

Defesa Civil segue em alerta

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, os ventos seguem fortes nesta terça-feira, com direção predominante de sul/sudoeste. As rajadas podem chegar a 70 km/h na metade leste do Estado, superando os 80 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é considerado moderado para ocorrências associadas ao vento forte, como destelhamentos e queda de galhos e árvores.

O mar permanece muito agitado, com ondas entre 3,5 e 4,0 metros em grande parte do litoral catarinense. No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, as ondas podem atingir até 5 metros, e chegar a 6 metros em alto-mar. A Defesa Civil classifica o risco como alto a muito alto para atividades marítimas, como pesca, navegação, esportes náuticos e risco de erosão costeira.

Além dos ventos e da ressaca, o avanço de uma massa de ar frio e seco provoca queda acentuada nas temperaturas. As mínimas ficam abaixo de 5°C no Grande Oeste e nos Planaltos, podendo chegar a 0°C nas áreas mais elevadas. No litoral, as temperaturas mínimas não devem ultrapassar os 10°C.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade