Publicidade

(Vídeo) ONG e vereador denunciam precariedade na Casa de Passagem para cães em Urussanga

Grupo Quatro Patinhas e o vereador Ivan Vieira cobram providências do Município

Fotos e vídeo: Reprodução Redes Sociais
Fotos e vídeo: Reprodução Redes Sociais

A Casa de Passagem para cães de rua de Urussanga, criada recentemente para abrigar animais retirados do Parque Municipal e da Praça Anita Garibaldi por causa do evento Ritorno Alle Origini, virou alvo de denúncias de maus-tratos e negligência. A situação foi exposta por meio de vídeos (assista abaixo) e nota de repúdio da ONG Quatro Patinhas e por confirmação também com vídeo feita pelo vereador Ivan Vieira (PL) nas redes sociais.

Segundo a nota da ONG, o espaço que deveria servir de acolhimento não oferece condições mínimas de abrigo. “Em dias de chuva intensa, os cães ficam expostos ao frio, à umidade e ao risco de doenças. O local alaga e não há proteção adequada para os animais”, afirma a entidade. Para o grupo, a transferência dos cães do parque para a nova estrutura ocorreu sem planejamento e sem responsabilidade, o que configura um “ato de negligência”.

O vereador Ivan Vieira visitou o local na manhã de domingo (30) e reforçou a denúncia. Em vídeo gravado no espaço, ele mostra casinhas alagadas e animais expostos à chuva. “Vieram tirar os animais da praça dizendo que iam fazer algo caprichado, mas a realidade está aí. As imagens falam por si. Não tem condições. Isso precisa ser denunciado”, declarou.

Vieira ainda questionou a decisão de proibir a permanência dos cães no parque sem oferecer uma alternativa segura: “Não podemos ter animais na praça? Ok. Mas não podemos aceitar que fiquem largados dessa forma, com frio e chuva, em um lugar totalmente inadequado”, criticou.

A ONG Quatro Patinhas afirma que seguirá fiscalizando e cobrando providências das autoridades locais para garantir que os animais tenham dignidade, segurança e proteção. Até o momento, a Prefeitura de Urussanga não se manifestou publicamente sobre as denúncias.

Município deve se manifestar sobre o fato nesta segunda-feira

Em contato com o coordenador do Conselho Municipal do Bem-estar Animal (Combea), Pedro Célio, a informação é de que o Município deve se manifestar sobre o caso nesta segunda-feira (29).

Leia a nota da Ong Quatro Patinhas na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO – Casa de Passagem

O Grupo Quatro Patinhas vem mais uma vez a público manifestar seu repúdio e indignação diante das condições precárias em que se encontram os animais abrigados na recém-criada Casa de Passagem para cães de rua em Urussanga.

Há poucos meses, o espaço foi apresentado como uma solução para os animais que viviam no Parque Municipal, retirados de lá por conta do Ritorno Alle Origini. No entanto, a realidade da Casa de Passagem é alarmante: o local não possui estrutura adequada para acolhimento digno. Em dias de chuva intensa, como os que estamos enfrentando, os cães ficam expostos à chuva e frio, correndo sério risco de doenças, sofrimento e até morte.

Repudiamos com veemência o descaso com a causa animal. A retirada dos cães do Parque Municipal mais uma vez não foi acompanhada de medidas responsáveis de proteção e bem-estar. A transferência para um local sem cobertura adequada, onde chove dentro e alaga, é um ato de negligência.

Reforçamos que animais são vidas e merecem respeito, dignidade e proteção. Exigimos das autoridades competentes ações imediatas para garantir infraestrutura mínima e condições seguras aos cães da Casa de Passagem.

O Grupo Quatro Patinhas segue firme no seu propósito de defender aqueles que não têm voz. Seguiremos cobrando, fiscalizando e lutando por políticas públicas eficazes em defesa dos animais.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade