Um dos maiores vulcões do mundo, o vulcão Etna, localizado na Sicília, no sul da Itália, entrou em erupção neste domingo (1°) e continua em atividade sísmica intensa nesta segunda-feira (2), com explosões e densas nuvens de fumaça na região. Turistas que visitavam o vulcão tiveram que sair correndo da área, com a previsão de que aumento crescente das explosões.
Um pequeno transbordamento de lava foi registrado na cratera sul do Etna. Uma parte da cratera desabou, com tremores que estão limitados ao cume do vulcão, longe de áreas habitadas. Neste ano, já foram 15 erupções do vulcão Etna.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
Há um alerta para a aviação no nível vermelho, considerado o mais alto, já que os tremores e as nuvens de cinzas e fumaça estão atingindo uma altura de 2,9 mil metros acima do nível do mar. Porém, as operações do aeroporto de Catânia, próximo ao vulcão, não foram afetadas.
O francês Aurelin Pouzin visitava a área do vulcão e publicou um vídeo na rede social X (ex-Twitter) que mostra várias pessoas correndo para fugir do local. Foi recomendado aos alpinistas que evitem o pico do vulcão até um novo aviso.
Assista: