Publicidade

(Vídeo) Imigração italiana no Sul é destaque em programa de TV em rede nacional na Itália

O programa Presa Diretta esteve recentemente no Brasil - onde vivem cerca de 30 milhões de descendentes de italianos

Primeiro cemitério de imigrantes em SC/Pedras Grandes - Foto: Divulgação
Primeiro cemitério de imigrantes em SC/Pedras Grandes - Foto: Divulgação

O canal RAI 3 divulgou em rede nacional uma reportagem da jornalista Francesca Nava abordando os municípios do Sul de Santa Catarina com origens italianas. Pedras Grandes foi destaque com o cemitério dos imigrantes e a réplica da Torre de Pisa, além de citar a Colônia Azambuja como berço da imigração italiana na região.

No sul do estado, o programa da RAI mostrou além de Pedras Grandes, as histórias de descendentes de italianos de Urussanga, Laguna, Nova Veneza e Siderópolis.

Com foco na Cidadania Italiana, o programa Presa Diretta esteve recentemente no Brasil – onde vivem cerca de 30 milhões de descendentes de italianos – para entender como é vivenciado o vínculo com a Itália e os desafios relacionados à cidadania

De acordo com a RAI, na Itália, há milhares de estrangeiros que, apesar de viverem no país há anos, falarem italiano e pagarem impostos, ainda não possuem a cidadania italiana.

O programa indaga como obter a cidadania e o que é que não tê-la realmente muda na vida cotidiana? PresaDiretta conta as histórias daqueles que, em longas filas nas “Questura”, consultas canceladas e entraves burocráticos, esperando há décadas por um direito que parece nunca chegar. E há mais de 900 mil estudantes nascidos e criados na Itália, filhos de pais estrangeiros, que estão esperando ver seus laços com o país reconhecidos em seus documentos.

Texto: Julio Cancellier

Assista à reportagem:

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade