Um registro incomum surpreendeu banhistas na Praia da Vila, em Imbituba, nessa segunda-feira (29). Vídeos e fotos que circularam rapidamente nas redes sociais mostram um tubarão nadando próximo à faixa de areia da praia, conhecida como um dos principais pontos de surfe do estado.
De acordo com o professor e diretor do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jules Soto, trata-se de um tubarão-mako (Isurus oxyrinchus), também chamado de anequim. A espécie é considerada a mais veloz do mundo. “Alguns chegam até águas rasas, não é muito comum, porque ele é mais oceânico. Mas assusta, pelo porte”, explicou o especialista em entrevista ao ND Mais.
Apesar do impacto visual, Soto destacou que o animal não representa risco direto aos banhistas. “Não há registro de ataques. Os Isurus gostam de comer peixes de tamanho médio, então, provavelmente, ele estava pescando”, completou.
O filmmaker Higor Carvalho foi um dos responsáveis pelos registros mais compartilhados. Utilizando um drone, ele capturou imagens do tubarão nadando a poucos metros da faixa de areia. “Eu sempre faço gravações em Imbituba e, dessa vez, percebi uma agitação na praia. Quando direcionei o drone, vi o tubarão. Ele tinha cerca de dois metros e permaneceu por alguns minutos, antes de seguir em direção ao alto-mar”, relatou.
Outros pescadores também registraram o tubarão da praia e das pedras. Veja as imagens: