O Pix Automático foi oficialmente lançado pelo Banco Central nesta quarta-feira (4), durante evento em São Paulo. A nova modalidade de pagamento permite agendar contas recorrentes, como de energia, telefone e assinaturas.
A expectativa é que o serviço esteja em funcionamento até o dia 16 de junho, mas alguns bancos se anteciparam e já disponibilizaram a funcionalidade. A modalidade não terá tarifas em suas transações.
O serviço permite pagamento aos sábados, domingos e feriados, mesmo que a conta não seja do mesmo banco do recebedor. Também é possível cancelar até as 23h59 do dia do pagamento, se não concordar com o valor que será debitado em conta.
Como vai funcionar o Pix Automático
A empresa, que pode ser concessionária de energia, academia, escola ou serviço de streaming, envia solicitação ao cliente pelo aplicativo do banco;
O cliente recebe a solicitação pelo aplicativo do banco e define as regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito, e autoriza o Pix Automático;
Depois disso, os pagamentos serão realizados automaticamente nas datas programadas;
O valor das cobranças pode ser fixo ou variar de mês para mês.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
Como é feito o pagamento
O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo;
No dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização;
O sistema vai fazer duas tentativas de cobranças. Se não houver saldo, outras tentativas serão feitas nos dias seguintes;
O Pix Automático não depende de uso de chaves, como número de telefone e CPF;
As transações podem ser realizadas com os dados bancários do recebedor;
O pagador pode cancelar a autorização do Pix Automático a qualquer momento pelo aplicativo do banco.
Confira novidades e diferenças entre o Pix Automático e o débito
Contas como luz, telefone, escola e condomínio poderão ser agendadas via Pix;
Não haverá cobrança de tarifas para pessoas físicas;
O sistema terá maior alcance entre os usuários;
Transações serão instantâneas;
Pode aumentar a eficiência e reduzir inadimplência e custos de cobrança.
Quais bancos tem Pix Automático
Banco do Brasil
O Banco do Brasil ampliou a funcionalidade Pix Automático para todos os clientes no dia 29 de maio, após completar a fase de testes junto ao Banco Central, com 100% de aderência. Com isso, se antecipou ao cronograma oficial.
Itaú Unibanco
O Itaú opera pilotos de pagamentos recorrentes com Pix desde março deste ano. O lançamento foi feito em abril, disponível apenas para empresas e pessoas físicas que também são clientes do banco. A partir deste mês, a solução passou se chamar Pix Automático, viabilizando débitos em todas as instituições participantes do Pix.
Santander
O Pix Automático já está disponível para clientes pessoas jurídicas como recebedoras e para pessoas física e jurídica como pagadoras com contas na instituição desde novembro de 2024.
Além disso, o Santander disponibiliza desde abril deste ano o ambiente de desenvolvimento para que empresas clientes do banco já realizem testes do Pix Automático com pagamentos interbancários.
Bradesco
O Bradesco liberou em abril o Pix Automático para os seus clientes. A solução permite que empresas disponibilizem a forma de pagamento e os correntistas programem pagamentos recorrentes diretamente pelo Pix.
O serviço está disponível para empresas correntistas que já utilizam o Bradesco para receber pagamentos de seus clientes também correntistas. Caso o pagador seja cliente de outra instituição financeira, o serviço ficará disponível em junho, seguindo o cronograma do Banco Central.