O projeto “De Olho no Óleo” está presente em cinco escolas de Siderópolis, Silvio Ferraro, Jorge Bif, Miguel Lazzarin, Aurora Peterle e José do Patrocínio, que contam com pontos de coleta em bags para o descarte correto do óleo de cozinha usado. Além das escolas, a sede da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) também dispõe de um ponto.
A iniciativa tem como objetivo evitar que o resíduo seja despejado de forma irregular no meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerar recursos para o cuidado com os animais do município. Isso porque cada litro de óleo coletado é vendido para a empresa Coletar, que repassa R$ 1,00 por litro, valor totalmente revertido em ações de bem-estar animal.
“Queremos que a comunidade abrace essa causa. Cada litro de óleo que vai para o bag faz diferença tanto na preservação do meio ambiente quanto no bem-estar animal. Nosso compromisso é ampliar esse trabalho e torná-lo cada vez mais afetivo”, ressaltou o presidente da Famsid, Vinicius Pasquali.
Ainda segundo ele, já foi realizada a primeira coleta em julho e a expectativa é de ampliar a participação da comunidade escolar e da população. “Esse projeto mostra como pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Estamos incentivando os alunos e as famílias a darem o destino correto ao óleo de cozinha”, destacou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Para depositá-lo, basta esperar o óleo esfriar, colocá-lo dentro de uma garrafa pet e levá-lo até um ponto de coleta mais próximo e depositá-lo no bag. O óleo deve estar limpo, sem nenhum rejeito de comida junto. A embalagem de arrecadação pode ser retornável para evitar o desperdício do material.





