Publicidade

Programa Integratur é apresentado ao Conselho de Turismo de Siderópolis

O programa é realizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em parceria com a Amrec e os municípios que a integram

O Conselho Municipal de Turismo de Siderópolis (Comtur) reuniu membros para o Encontro Trade Turístico. Na ocasião, os participantes conheceram o programa Integratur, um projeto que visa organizar e integrar a oferta turística nas cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

A presidente do Comtur, Ana Paula Svaisser, agradeceu a presença dos parceiros e empresários, destacando que a união de todos fará a diferença. “Precisamos de resiliência, sabedoria e apoio. Assim, nossa rede se consolidará e chegaremos ainda mais longe”, concluiu.

O programa, que traz a logomarca dos quatro elementos da natureza, tem os seguintes significados: na terra, a cultura, natureza, trilhas e estrutura; na água, o mar, rios, praias e cachoeiras; no ar; o balonismo, viagens aéreas, impulsionar negócios; e no fogo, a gastronomia, integração e combustível para os negócios.

Durante a reunião, o turismólogo e agente de turismo da Unesc, Sidicley Graciano, que acompanhará todas as etapas do programa junto ao município, apresentou os objetivos centrais do Integratur. “Organizar e integrar a oferta turística, estimular a cooperação entre os municípios da Amrec e fortalecer a promoção turística regional, sempre com foco na valorização das identidades locai”, pontuou.

Os participantes puderam ainda conhecer as ferramentas operacionais do Integratur, como o Portal e a Plataforma Digital, que concentram informações estratégicas voltadas tanto aos visitantes quanto à gestão pública, apoiando o planejamento, a tomada de decisão e a promoção dos destinos.

Como parte do processo participativo, foi apresentada a etapa de mapeamento da infraestrutura de apoio, serviços, equipamentos turísticos e atrativos naturais e culturais de Siderópolis. Esses dados irão compor a base do programa e servirão de subsídio para a formação de produtos turísticos, definição de prioridades e desenvolvimento de ações estratégicas ao longo dos três anos de execução do Integratur no município.

O programa é realizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em parceria com a Amrec e os municípios que a integram. “No Integratur, formalizamos produtos a serem comercializados em grandes feiras e levamos o nome do município para o país. Serão feitas visitas de campo em todos os empreendimentos, visando o fortalecimento e união dos atrativos”, destacou o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade