A presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+), Astrid Barato, recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense 2025, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A homenagem foi outorgada por indicação do presidente da Casa, deputado Júlio Garcia, e recebida em solenidade na Alesc. O evento ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis e reuniu autoridades de diversas regiões de Santa Catarina, além de homenageados e familiares.
“Receber essa comenda enche meu coração de alegria, mas também de muita responsabilidade. Essa homenagem não é só minha, é de todos que caminham comigo, dos profissionais que já estiveram comigo, dos que estão agora ao meu lado, da minha família e de quem acredita na força do trabalho sério, bem como na coragem e na força do nosso estado. Agradeço com muita humildade e emoção e que essa honraria seja estímulo para continuar servindo e honrando Santa Catarina com muita dedicação e amor”, destacou Astrid.
A Comenda
Em sua 16ª edição, a Comenda do Legislativo Catarinense reafirmou seu propósito de valorizar pessoas e instituições que desempenham papéis relevantes no desenvolvimento humano, social e econômico do estado. Instituída pela Resolução 2/2008, a honraria consolidou-se como símbolo de pluralidade e reconhecimento democrático, reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade catarinense.
A trajetória de Astrid Barato
Figura de referência no ambiente empresarial e comunitário, Astrid Barato construiu uma carreira marcada pelo profissionalismo e pelo compromisso com o desenvolvimento regional. Graduada em Administração e Pedagogia pela Unesc, possui MBA em Gestão de Empresas pela FGV, formação em Governança Corporativa pelo IBGC, em Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Fritz Müller e em Coaching pelo IBC.
Sócia da Carbonífera Catarinense, atua há 25 anos como CEO da companhia. Foi a primeira mulher a assumir a presidência do Siecesc-Carvão+. Além disso, integra os conselhos da ACIC, da Associação Brasileira do Carbono Sustentável e do Expresso Coletivo Forquilhinha. Astrid também atua como secretária da Assembleia Geral da SATC.
Fotos: Lucas Gabriel Diniz / Agência AL





