A instalação de novas lixeiras em áreas estratégicas do Centro de Urussanga ganhou reforço nesta terça-feira (19), dentro das ações do programa “Urussanga Sustentável”. A informação foi confirmada pelo diretor de Indústria e Comércio, Leonardo Felippe, em um vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura, onde detalha os locais que já receberam as estruturas.
Segundo o diretor, duas novas lixeiras já foram colocadas na Rua Almirante Barroso. Outras duas foram instaladas na Rua Pedro Damiani, atrás da ‘galeria’, e mais duas foram colocadas na mesma via, próximo à loja de rock (referência). Além disso, as lixeiras que antes ficavam na Pracinha Longaroni foram remanejadas para o entorno da antiga Secretaria de Saúde.
O diretor reforçou que a ação é parte do projeto “Urussanga Sustentável”, uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento e a Diretoria do Meio Ambiente. A iniciativa prevê uma reorganização completa do sistema de coleta de lixo no entorno da Praça Anita Garibaldi e outras áreas centrais.
Leonardo também destacou que as lixeiras públicas não substituem a responsabilidade individual de moradores e comerciantes. “As lixeiras dos prédios e das lojas são de responsabilidade dos comerciantes e dos moradores. Coopere com esse projeto. Vamos deixar nossa linda e mais organizada”, afirmou.
Medidas do “Urussanga Sustentável”
Entre as principais diretrizes já anunciadas pelo programa estão:
- Retirada e substituição das lixeiras públicas ao redor da Praça Anita Garibaldi até 28 de novembro;
- Obrigatoriedade de lixeiras próprias (preta para lixo comum e verde para recicláveis) instaladas por moradores e comerciantes, conforme o volume gerado;
- Depósito do lixo apenas na noite anterior à coleta e recolhimento dos carrinhos na manhã seguinte;
- Proibição do descarte doméstico nas lixeiras públicas.
A administração municipal reforça que a reorganização tem o objetivo de modernizar o sistema de coleta, reduzir o descarte irregular e melhorar o aspecto urbano. “Manter Urussanga limpa é compromisso de todos”, concluiu o município.





