Dizem que todo ser humano, antes de morrer, deve “plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Em Cocal do Sul, os alunos e idosos decidiram começar essa lista “plantando o futuro, literalmente”. Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, eles participaram nesta semana do plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas, espalhando raízes de esperança e consciência ambiental pela cidade.
No Centro Dia, idosos colocaram a mão na terra e compartilharam as histórias de vida com a natureza. Na Praça Cristo Rei, a energia dos pequenos tomou conta do espaço.
A ação, de acordo com o prefeito Ademir Magagnin, não é apenas uma forma simbólica de “plantar árvores”. É um convite para plantar consciência e responsabilidade ambiental. “Quando falamos em plantar uma árvore, falamos em semear um mundo melhor. É um ato simples que fica como legado para as próximas gerações”, ressalta o chefe do Executivo.
A engenheira e fiscal de Meio Ambiente, Natália Maragno, reforça que o gesto representa mais do que apenas embelezar a cidade. “Queremos que as pessoas percebam o quanto pequenas atitudes podem transformar o lugar onde vivemos. Plantar uma árvore hoje é garantir ar puro e qualidade de vida amanhã”, ressalta.
A programação da Semana do Meio Ambiente segue até o dia 7 de junho, reunindo diversão e aprendizado. Na sexta-feira (6), oficinas educativas com estudantes da Rede Municipal vão destacar a importância da coleta seletiva e do descarte correto dos resíduos.
O encerramento será no sábado (7), com a tradicional “Cãominhada”. A atividade tem saída marcada para as 8h30, na Praça Coberta, e conta com vacinação gratuita em cães, doação de mudas e várias ações de conscientização e lazer.