Publicidade

Orleans realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento promovido pela Prefeitura de Orleans e Conselho Municipal discutirá políticas públicas para um envelhecimento seguro, saudável e ativo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Orleans e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realizam nesta sexta-feira (6) a 6ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será realizado a partir das 13h, no Centro de Convivência da Terceira Idade Emília Debiasi Pinter, no bairro Barro Vermelho, e terá como foco a promoção e garantia de políticas públicas voltadas à população idosa.

Conforme o prefeito Fernando Cruzetta, a conferência será um espaço participativo e democrático, com o objetivo de ampliar o debate e fortalecer as ações voltadas ao envelhecimento com dignidade. “O objetivo é garantir que os nossos idosos tenham acesso a políticas públicas que respeitem a sua história e valorizem tudo que eles contribuíram para o nosso município”, afirmou Cruzetta.

A vice-prefeita de Orleans, Leonete Librelato, lembra que a participação é aberta à comunidade e é fundamental dar protagonismo aos idosos. “Nós gostaríamos de convidar e contar com a participação dos idosos do nosso município. Vamos discutir vários assuntos para que possamos envelhecer com saúde e de forma ativa, sabendo dos nossos direitos e deveres”, afirmou.

📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram

A programação começa com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial e da palestra “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, ministrada pelo professor Antônio Sérgio Curioni, mestre em Serviço Social e doutor em Educação Especial e Inclusiva.

Após a palestra, os participantes serão organizados em grupos de trabalho para debater temas como financiamento das políticas públicas, garantia de direitos sociais, proteção à vida e à saúde, acesso ao cuidado integral, enfrentamento à violência, abandono social e familiar, participação comunitária e fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado.

Ao final dos debates, as propostas construídas pelos grupos serão apresentadas e votadas em plenária, com deliberações baseadas nas prioridades definidas pelos participantes. Também serão eleitos os delegados que representarão Orleans na conferência estadual. A carga horária do evento é de quatro horas, e os participantes receberão certificados.

PROGRAMAÇÃO
13h – Credenciamento
13h30 – Abertura
13h50 – Leitura e aprovação do regimento
14h10 – Palestra “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”
15h10 – Debate em grupos de trabalho

  • Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais
  • Eixo 2 – Fortalecimento das políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa
  • Eixo 3 – Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa
  • Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices
  • Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado brasileiro

16h30 – Plenária final com deliberações a partir das prioridades definidas pelos grupos de trabalho. Após, as propostas serão apreciadas e votadas pelos delegados

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade