Publicidade

Na Amrec, apenas Urussanga antecipou Desfile Cívico para o sábado, dia 6

Os demais municípios farão o desfile no domingo, dia 7, sendo que Balneário Rincão mantém a tradição de desfilar à tarde

Foto: Arquivo/Divulgação
Foto: Arquivo/Divulgação

Os municípios da Região Carbonífera já definiram suas programações para os tradicionais desfiles cívicos de 7 de Setembro, em alusão à Independência do Brasil. Em grande parte das cidades da AMREC, os desfiles ocorrerão no domingo (7), durante a manhã, entre 8h e 9h, com destaque para Criciúma, Siderópolis, Içara, Morro da Fumaça, Treviso, Nova Veneza, Lauro Müller, Cocal do Sul, Orleans e Forquilhinha. Já em Balneário Rincão, o desfile será realizado no mesmo dia, mas no período da tarde.

A única cidade a adotar uma data diferente será Urussanga, que programou o desfile para o sábado, 6 de setembro, também pela manhã. A decisão foi anunciada pela Secretaria Municipal de Educação e teve como justificativa a integração do evento a outras atividades culturais organizadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O tema deste ano será “Somos Urussanga! Somos Brasil!”.

A secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti, destacou que a escolha busca fortalecer o espírito cívico e ampliar a participação da comunidade. “O CDL foi unânime na proposta e se comprometeu em buscar alguma atração musical para compor o evento. Acreditamos que unir essas ações pode fortalecer ainda mais o espírito cívico e a participação das famílias”, explicou.

No entanto, a antecipação da data gerou polêmica. O vereador Ivan Vieira (PL) criticou a mudança em suas redes sociais, afirmando que a decisão pode prejudicar a participação de pais e familiares. Segundo ele, muitos trabalham no comércio ou em empresas aos sábados, o que dificultaria acompanhar os filhos no desfile.

“É um dia especial para muitas crianças, muitos alunos vão desfilar pela primeira vez e obviamente que o pai quer estar ali presente, batendo foto, acompanhando. Essa simbologia não pode ser desrespeitada”, afirmou o parlamentar, pedindo que a prefeita Stela Talamini e a Secretaria de Educação reconsiderem a decisão.

Vieira reforçou que ainda há tempo para rever a programação e manter o desfile no dia 7 de Setembro, junto às demais cidades da região.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade