O livro “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”, terá cerimônia de lançamento para a região sul, na próxima segunda-feira, dia 25, às 19h, no salão da capela do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Orleans. A obra reúne textos de nove autores e um deles é o professor e museólogo do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Idemar Ghizzo.
Com 215 páginas, o livro oferece uma leitura abrangente sobre a contribuição italiana para a formação social e cultural de Santa Catarina. A organização é do historiador Andrey José Taffner Fraga, e a publicação é da Editora da Universidade de Brusque (UNIFEBE).
Cada capítulo aborda uma região marcada pela presença italiana, desde a chegada dos primeiros imigrantes até os reflexos contemporâneos na identidade catarinense. O professor Idemar Ghizzo assina o capítulo “Colônia de imigração italiana no sul catarinense”, no qual detalha o início do povoamento por italianos na região, a partir de 1877.
“É difícil escrever sobre a imigração italiana em Santa Catarina, pelas suas inúmeras passagens de luta, tristeza, enganos, sonhos e alegrias. Em sua maioria, foi a imigração europeia que colaborou com o povoamento do território catarinense, somando-se aos nacionais que já habitavam os espaços, principalmente nas áreas litorâneas. A história da imigração ainda possui muitas informações a serem levantadas, e o livro ‘150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina’ colabora com mais algumas linhas sobre esse processo, destacando também o sul catarinense”, afirma Ghizzo.