Criciúma, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Joinville e Itajaí recebem, simultaneamente, nesta quarta-feira (8), a edição 2025 do Prêmio Indústria Eficiente. Ao todo, 483 indústrias participantes do programa Brasil Mais Produtivo, de julho de 2023 até julho de 2025, foram indicadas ao prêmio, sendo selecionadas oito finalistas por regional, totalizando 80 selecionadas.
Promovido pelo SENAI e Sebrae/SC, o evento tem como objetivo valorizar a produtividade industrial e reconhecer empresas que se destacam pela eficiência operacional, eficiência energética e engajamento. “O Prêmio Indústria Eficiente representa muito mais que uma homenagem, mas é o reflexo de um trabalho contínuo de transformação que vem sendo desenvolvido nas indústrias catarinenses, especialmente nas micro e pequenas empresas. Por meio da parceria, o Sebrae/SC e o SENAI têm proporcionado às empresas a oportunidade de rever processos, reduzir desperdícios, melhorar a eficiência energética e, principalmente, fortalecer sua competitividade”, ressalta o gerente Regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze.
Para o diretor-regional do SENAI, Fabrízio Pereira, o diferencial do prêmio está no impacto coletivo. “As práticas de produtividade e eficiência reverberam em toda a cadeia industrial, fortalecendo o desenvolvimento econômico regional e consolidando Santa Catarina como referência em inovação e gestão industrial”, afirma.
Com o mote “Orgulho que inspira”, a premiação busca reforçar a importância da eficiência como motor de crescimento e competitividade, além de estimular o engajamento em programas que promovem ganhos concretos para os negócios e para a economia catarinense.
“A parceria entre Sebrae/SC e SENAI é estratégica para o fortalecimento da nossa indústria. Ao unirmos a expertise técnica do SENAI com a capilaridade do Sebrae/SC junto aos pequenos negócios, criamos um ecossistema mais forte e integrado. Reconhecer as empresas que se destacam em eficiência é inspirar toda a cadeia produtiva a buscar a excelência, gerando mais valor, emprego e desenvolvimento para Santa Catarina”, afirma o diretor Técnico do Sebrae/SC , Fabio Búrigo Zanuzzi,.
As cerimônias regionais contarão com painéis, palestras e momentos de networking, criando um espaço de inspiração para empresários e profissionais do setor.
“Com grande satisfação, o Senai celebra esta noite de reconhecimento às indústrias que se dedicaram a aprimorar seus processos e alcançar novos patamares de eficiência. O Prêmio à Indústria Eficiente simboliza o resultado de um trabalho conjunto, que une conhecimento técnico, inovação e empenho das equipes envolvidas. Para o Senai, é motivo de orgulho ver empresas da nossa região transformando desafios em oportunidades e tornando-se referência em produtividade e competitividade. Parabenizamos todos que participaram desta jornada e, em especial, aqueles que conquistaram esta merecida premiação, exemplo vivo de que investir em eficiência é investir no futuro da indústria catarinense”, enfatiza o gerente-executivo do Senai, Valmir Cabral.
Em Criciúma o evento será no SENAI, R. Gen. Lauro Sodré, 300, às 18h30.