No dia 25 de julho de 1978, o mundo conheceu Louise Brown, o primeiro bebê concebido por fertilização in vitro (FIV), na Inglaterra. O nascimento de Louise marcou uma revolução na ciência e abriu caminho para milhões de pessoas e casais ao redor do planeta realizarem o sonho de formar uma família. Sua história, retratada no recente filme Joy, revela os desafios enfrentados pelos pioneiros da reprodução assistida e destaca o impacto transformador daquela conquista.
Quase cinco décadas depois, a Medicina Reprodutiva evoluiu de forma extraordinária. O desenvolvimento de novas técnicas e o avanço das tecnologias de apoio à fertilização tornaram os tratamentos mais acessíveis, precisos e eficazes, permitindo que diferentes configurações familiares, casais com infertilidade, casais homoafetivos ou pessoas que desejam uma produção independente, encontrem caminhos viáveis para a parentalidade.
Em Criciúma/SC, os médicos especialistas em Reprodução Humana Dra. Luciana Isolde Nunes Bongiolo e Dr. Fábio Alexandre Messer são os responsáveis pela Nilo Frantz Medicina Reprodutiva na região Sul de Santa Catarina. Parceiros da clínica e com ampla experiência na área, eles acompanham de perto os avanços e oferecem o que há de mais moderno e acolhedor nos tratamentos de reprodução assistida na região.
“Hoje, graças à evolução da Medicina Reprodutiva desde o nascimento da Louise Brown, conseguimos transpor barreiras antes inimagináveis e ajudar milhares de pessoas a realizarem o sonho de ter um filho. Já é possível que casais com infertilidade, casais homoafetivos e pessoas que buscam a maternidade ou paternidade solo formem suas famílias com apoio técnico e sensível”, comenta Dra. Luciana, especialista da Nilo Frantz em Criciúma.
Dr. Fábio Messer destaca que os avanços técnicos continuam ampliando as possibilidades: “Quando Louise nasceu, a FIV era um experimento com chances muito restritas. Hoje, com protocolos mais seguros e a incorporação de ferramentas como inteligência artificial, sistemas de monitoramento embrionário por time-lapse e testes genéticos, os índices de sucesso aumentaram significativamente e os tratamentos se tornaram muito mais personalizados”.
Segundo o médico e fundador da clínica, Dr. Nilo Frantz, um dos pioneiros no Brasil, os avanços científicos caminham junto com o cuidado humanizado: “A ciência avançou, mas também aprendemos a escutar mais, acolher mais e propor tratamentos cada vez mais personalizados. Isso faz toda a diferença na jornada de quem deseja formar uma família”, afirma o especialista.
Ciência e tecnologia a favor das famílias

A fertilização in vitro, que revolucionou a medicina reprodutiva há 47 anos, evoluiu não apenas em termos de eficácia, mas também de possibilidades. Atualmente, recursos como o time-lapse, tecnologia que permite o monitoramento em tempo real do desenvolvimento dos embriões no laboratório, o uso de inteligência artificial, e testes genéticos cada vez mais precisos contribuem para aumentar significativamente as taxas de sucesso dos tratamentos.
Além disso, a medicina reprodutiva acompanha as mudanças sociais e culturais. “Vemos um número crescente de pessoas solteiras, casais homoafetivos e mulheres que optam por postergar a maternidade buscando tratamentos de reprodução assistida. A ciência está permitindo que diferentes configurações familiares possam realizar o sonho de ter um filho”, completa Dr. Fábio.
Conexão histórica com os pioneiros
O Dr. Nilo Frantz tem uma conexão direta com o marco inicial dessa revolução. Durante sua formação em Londres, teve contato com o Dr. Robert Edwards, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e responsável, ao lado da equipe britânica, pelo nascimento de Louise Brown. “É uma honra ter aprendido com um dos grandes nomes da história da reprodução assistida. Isso reforçou meu compromisso em trazer o que há de mais moderno e seguro para o Brasil”, conta o médico, que atua há mais de 30 anos na área e lidera uma das clínicas referência no país.
Sobre a Nilo Frantz Medicina Reprodutiva
Com mais de três décadas de atuação, a Nilo Frantz Medicina Reprodutiva é referência em tratamentos de alta complexidade, oferecendo soluções personalizadas e tecnologia de ponta para casais e pessoas que buscam a realização do sonho de ter filhos. O Grupo Nilo Frantz está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Conta com duas unidades em Porto Alegre, uma em Novo Hamburgo e a Enne Medicina Reprodutiva, em São Paulo.
Paralelamente, o Grupo expandiu seu modelo de negócios com a NF Licenciadas – Clínicas operadas por médicos parceiros que utilizam a marca Nilo Frantz e contam com suporte técnico, científico e de gestão do Grupo, além de acesso à sua tecnologia laboratorial. Além disso, tem a NF Afiliadas, unidades com marca própria que recebem investimento financeiro e apoio estratégico do Grupo, com foco em crescimento baseado em padrões de qualidade, governança e inovação.